Primeiro, vamos entender o que é o torcicolo?
É uma contratura involuntária que pega um grupo muscular da cervical. Como é uma contração sustentada, ela gera tensão, rigidez e encurtamento. E não é só o pescoço que sofre, esse quadro pode desencadear uma cadeia de compensações musculares e posturais, irradiando dor para outras partes do corpo.
Não sou muito fã de analgésico adesivo como primeira opção. O ideal é agir na causa da dor, ou seja, soltar essa musculatura. Se for usar medicação, um relaxante muscular como o Dorflex pode ser mais eficaz, pois atua diretamente na contratura, ajudando o músculo a relaxar de verdade, diferente de adesivos, que aliviam só de forma superficial.
O que ajuda mesmo são: Compressa quentes; Massagem e alongamentos leves; E uma das melhores opções: liberação miofascial.
Começa rolando uma bolinha (tipo aquelas para pets) com as mãos na região do trapézio e pescoço, com pressão leve e movimentos circulares. Isso já ajuda bastante.
Quer intensificar? Encosta na parede ou deita no chão com a bolinha entre as costas e o ponto tenso. Fica ali por 30 segundos, respira fundo e depois troca o ponto. Dói um pouco na hora, mas alivia muito depois.
Faz isso por uns 5 minutos termina com um bom alongamento. Evita dormir de bruços, tenta dormir de barriga para cima, uma almofada nos joelhos e um travesseiro de altura média pra não sobrecarregar ainda mais e auxiliar no seu processo de recuperação.
Melhoras, moça ♥️