0
anônima
anônima
168  22/05/2025 17h20

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
11 2
eles respondem
22/05/2025 13h58
Custo é o primeiro empecilho, a contrução de ferrovias gira na casa dos bilhões, depois vêm o custo alto de operação, que coloca o valor do bilhete bem acima do que os brasileiros estariam dispostos a pagar. Simplesmente não temos uma economia que sustente um trens bala, talvez com a excessão do trecho Rio-Sao Paulo.

O segundo quesito é cultural, a política brasileira há anos vem sucateando as ferrovias e dando lugar ao transporte rodoviário, o mesmo acontece nos EUA.

Em geral, somente as sociedades desenvolvidas mais antigas, como Europa e Ásia, investem para as próximas gerações, aqui nas Américas ainda temos um pensamento muito colonialista, onde só o resultado imediato é levado em consideração. Construir um aeroporto é mais fácil e dá visibilidade política mais rápida, por estes e outros fatores, não temos e nem teremos trem bala tão cedo aqui no Brasil.
22/05/2025 13h43
Somos pobres e isso exige muito investimento
22/05/2025 17h13
Temos coisas mais importantes para investir,

Escolas, Saúde e Empregos.

Nosso país está fardado a queda!
22/05/2025 13h50
Tem um projeto de trem bala, rio de Janeiro - São Paulo, depois expandir para campinas - ribeirao preto - Uberlândia até brasilia
22/05/2025 13h51
Porque é o Brasil.
22/05/2025 13h53
Faz anos que imagino um de porto alegre até sp ou RJ. É possível, mas vão roubar o dobro do custo
22/05/2025 14h09
A riqueza do pais é para manter os politicos e pagar as aposentadorias dos militares e seus filhos
22/05/2025 14h10
Só tem bala perdida.
22/05/2025 14h37
Por causa da influcia política de multinacionais ligadas à indústria automotiva e o Lobby do petróleo no EUA também não tem pelo mesmo motivo.
22/05/2025 14h42
Por causa do lobby das montadoras e mercado de automóveis no século XX. Mesma coisa ocorreu em quase todo mundo.

Possibilidade tem, ainda mais que nós maior parceiro comercial é especialista nisso.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/china-quer-rasgar-o-brasil-com-ferrovias-diz-tebet/

Trens de alta velocidade reduzem tempo e custo de transporte pra china. Bom pra todas as partes.
22/05/2025 17h20
Terceiro mundo
elas respondem
anônima
anônima
22/05/2025 13h51
Porque o Brasil é um lixo.
22/05/2025 16h51
Muitos países mais desenvolvidos do que o Brasil não possuem trem-bala e olha que eles não sofreram processo de desindustrialização, intencional que o Brasil sofreu. 
 As linhas férreas do Brasil foram deixadas ao acaso pelas rodovias, tanto na questão da mobilidade urbana quanto na estratégica, interestadual, comercial. Mas com plano de governo que visa o desenvolvimento do país, isso vai mudar, projeto a longo prazo. Um deles muito importante em execução é o do PAC, com financiamento do BNDES de Mercadante + China, na modernização urbana terrestre no estado de São Paulo e inclusive com o túnel Santos-Guarujá.
https://viatrolebus.com.br/2025/05/brasil-e-china-firmam-parceria-para-metros-e-vlt/ 
 Mas não para por aí na questão da modernização. Como parte da retificação do acordo de 27 b entre China e Brasil, a região norte-nordeste  do país também serão beneficiadas, ou seja, na geração de empregos  na mobilidade urbana e na comercial.
https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2025/05/brasil-impulsiona-agenda-ferroviaria-com-a-china-para-ampliar-rota-de-exportacao
anterior
Você leva jeito pra trabalhar com atendimento ao público?
próxima
Você trabalharia como padeiro em uma padaria por 3k?