Muitos países mais desenvolvidos do que o Brasil não possuem trem-bala e olha que eles não sofreram processo de desindustrialização, intencional que o Brasil sofreu.
As linhas férreas do Brasil foram deixadas ao acaso pelas rodovias, tanto na questão da mobilidade urbana quanto na estratégica, interestadual, comercial. Mas com plano de governo que visa o desenvolvimento do país, isso vai mudar, projeto a longo prazo. Um deles muito importante em execução é o do PAC, com financiamento do BNDES de Mercadante + China, na modernização urbana terrestre no estado de São Paulo e inclusive com o túnel Santos-Guarujá.
https://viatrolebus.com.br/2025/05/brasil-e-china-firmam-parceria-para-metros-e-vlt/
Mas não para por aí na questão da modernização. Como parte da retificação do acordo de 27 b entre China e Brasil, a região norte-nordeste do país também serão beneficiadas, ou seja, na geração de empregos na mobilidade urbana e na comercial.
https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2025/05/brasil-impulsiona-agenda-ferroviaria-com-a-china-para-ampliar-rota-de-exportacao