Desde bem jovem adquiri a consciência de sempre poupar um pouco. Por dia, por mês, por ano.
Um dia investi todo o meu dinheiro em um negócio que eu acreditava muito. Fiquei completamente falido após dois anos e meio de luta incessante com a empresa. Lutar na batalha com e contra os impostos absurdos, os fornecedores, os clientes, o contador, os funcionários e os ladrões que vez em quando vem patrulhar a sua empresinha. Fiquei muito endividado. Eu chorava muito, chorei muito. Quase que diariamente. O recomeço não foi fácil.
Mas aí aprendi outra velha lição: "nunca se deve colocar todos os ovos na mesma cesta". Toda queda te mostra que você precisa se levantar. Como? Nem você sabe. A única coisa que você sabe é que você precisa se levantar. E a partir daí eu comecei a me reerguer. Do recomeço.
E quando você se levanta de novo, meu amigo, você não é mais o mesmo homem. Você se torna um GIGANTE, que nem se reconhece mais. E com fé em Deus tudo passa a dar certo novamente.
................................................
Respondendo a pergunta, com sinceridade aos colegas desta rede:
Sempre poupe um pouco dos seus rendimentos. Repare que eu disse "um pouco". Não se furte a ter os prazeres que o dinheiro lhe dá. A vida é isso.
O que eu quero lhe dizer é: se você juntou 50 mil e deseja MUITO comprar um automóvel que custa 50 mil, não compre este carro. Compre um de 30 mil. Não é o carro que você sonha, mas é um carro muito bom, que funciona. Compre o carro de 50 mil quando você tiver 80 mil no bolso.
Esqueça tudo o que dizem esses "gurus" motivacionais de finanças. São todos hipócritas falsários. NUNCA invista TUDO o que você tem no seu sonho. Invista muito, com trabalho árduo, mas também guarde uma reserva. Mão se esqueça de que sonhos, sonhos são.