Ele é um sistema incrível na teoria e muito importante na prática. É graças a ele que milhões de brasileiros tem acesso a vacina, consulta, tratamento e até transplante sem pagar nada.
O problema é que a estrutura e os recursos nem sempre acompanham a demanda... falta profissional, falta equipamento, e as vezes falta até material básico. Isso desanima, pq quem está na ponta sofre junto com o paciente.
Mas eu defendo o SUS com todas as forças, pq sei que sem ele, quem é pobre ficaria totalmente sem atendimento. O que eu sugeriria? Mais investimento, melhor gestão e valorização dos profissionais.
Na verdade, o SUS não é só o Zé Gotinha. O Sistema Único de Saúde é uma rede ampla que disponibiliza desde a vacina a incentivo a ciência e equipamentos e tecnologias de alta qualidade. Por exemplo o SUS está na qualidade da água que chega até a sua residência.
É um sistema elogiadíssimo e copiado por muitos países mundo afora, e público.
Hoje o MS inaugurou uma importantíssima fábrica de hemoderivados: de insumos. e 100% nacional que atenderam as necessidades da população e pela rede do SUS.
Há um tempo atrás fiz um vídeo falando sobre a importância do SUS e da inédita parceria que ampliará o atendimento com qualidade e gratuitamente, a população brasileira.
É ruim para os pacientes, mas excelente para os profissionais, enfermeiros, técnicos e médicos, porque pagam muito bem, inclusive o piso da enfermagem.
Era para ser excelente pelo imposto que a gente paga... Mas cobram preço de Bradesco Saúde e te entregam o sistema de saúde da Etiópia. Funciona o mínimo por causa do absurdo de imposto que a gente paga... Mas a maior parte é cabide de emprego para apadrinhado político e filhinho de papai. Você paga para morrer na fila ou tem que pagar duas vezes para ter um planinho de saúde bem sem-vergonha.
Gosto muito e defendo.
Poderia ser bem melhor mas quando precisei foi tudo o que se espera de um hospital particular, a dificuldade mesmo é no agendamento, pelo menos uns três meses de espera na capital de SP.
Em pensar que nos EUA qualquer um tem carro e anda de iPhone 57 Pró Fucking Master no bolso, mas se precisar de uma ambulância, emergência ou mesmo consulta você tá fodido, e os planos de saúde te fodem do mesmo jeito, só que antes de passar mal.
Com "SUS" presumo que você está limitando aos serviços públicos oferecidos, correto?
Pois bem, o serviço é precarizado, mal montado, e falta muito investimento. A verdade é que para manter um sistema de saúde "gratuito e universal" eficiente seria necessário RIOS de dinheiro, porque é muita gente pra atender com eficiência.
Eu acho que o SUS deveria ser modernizado, talvez englobar clinicas privadas e cobrar de quem pode pagar. Porque sim, tem muita gente classe média alta e até rico que se aproveita desse sistema gratuitamente, o que é um erro, pois o custo desse serviço é extremamente alto. Estrangeiro e brasileiro que mora no exterior também deveriam pagar, tem gente que vem lá de fora aqui só pra usar alguns serviços de saúde, principalmente aqueles oncológicos que custam horrores lá fora.
Fora alguns problemas, acho que é um mal necessário. Custos com saúde podem ser muito onerosos para as classes mais baixas (classe media baixa e pobre). Não tem como uma pessoa humilde bancar serviços de saúde caríssimos. Alguns medicamentos e procedimentos cirúrgicos são extremamente caros.
O problema dele é a ineficiência. Lembro uma vez que eu achei uma pinta marrom na minha perna, do nada ela nasceu e tava coçando. Fiquei preocupadíssimo na época, já faz anos e anos isso. Na época eu não tinha dinheiro suficiente para bancar um consultório privado, então me aventurei no SUS. Enfim, foram SEMANAS intermináveis de espera, eu acho que desde que cheguei ao posto de saúde até passar pela dermatologista foram uns 3 meses, aprox... Se fosse um melanoma (graças a Deus não era), já tinha crescido ou sei lá. Então assim, o problema é esse, você morre de preocupação entre consultas e exames.
Mas assim, achei o serviço bem profissional, fui atendido por médicos excelentes, com exceção daquele do posto de saúde que mais parecia um pedreiro brincando de médico kkkk Mas o resto dos médicos no hospital eram muito bons. Passei por dois dermatologista com muita experiência, foi bom
Minha sugestão é tirar saúde do teto de gastos, vulgo arcabouço. Não adianta falar que falta investimento e ao mesmo tempo apoiar medida que impede o investimento necessário pra coisa fluir. E plano de ação para áreas remotas, rurais e cidades pequenas. Parceria com universidades, expansão do mais médicos etc.
É um sistema essencial e ao mesmo tempo precarizado por lobby de convênios, laboratorios e hospitais privados. Mesmo com falta de mão de obra, equipamento, investimento, material etc a galera consegue tirar leite de pedra e atender milhões de pessoas que não teriam recursos pra atendimento particular. É cheio de problemas mas ao mesmo tempo necessário demais. E não falo somente de rede de hospitais.
Pra quem adora achar a grama do vizinho mais verde é bom tirar pela opinião da galera de fora: