Os animais não possuem consciência de construção social e não seguem modelos propostos pela sociedade, apenas seguem o instinto que está pré-programado nos genes deles.
Depende, ué. Alguns são monogâmicos, outros não. A monogamia é bem mais comum em aves. Pinguins, cisnes e joões-de-barro são bem conhecidos popularmente por serem monogâmicos. Lembrando que animal é animal, a dinâmica é totalmente diferente. Macho não é o mesmo que homem e fêmea não é o mesmo que mulher. Em peixes isso fica bem mais nítido (em algumas espécies o mesmo indivíduo é machos ou fêmea em estágios diferentes da vida, por exemplo). Não tem por que ter raiva de um bicho ter uma dinâmica sexual diferente. Tudo neles é diferente.
A maioria é poligâmico, mas os pinguins, por exemplo, são monogâmico e tem uma espécie que está entre as mais fiéis da natureza. Mas a maioria dos animais é tipo cachorro e gato, putaria generalizada.
O caso dos leões é super interessante, o macho alfa forma um harém, todas as leoas do território dominado por ele são somente dele, e de mais ninguém.
Além disso os filhotes machos só ficam no grupo até a puberdade, quando eles começam a querer coisinhas com as leoas, o alfa expulsa eles. Os filhos jo momento que são expulsos sempre vão sempre tentar brigar com o pai alfa pelo domínio da matilha, isso vai acontecer por muitos anos, até que um belo dia um dos seus filhos vence, e o antigo alfa é obrigado a sair. Por serem velhos quando isso acontece, eles acabam sobrevivendo pouco tempo sozinhos na selva e sem a proteção da matilha.
A dinâmica da vida dessses felinos é muito legal, já assisti muitos documentários, acho facinante.