Depende do contexto. No geral eu sempre opto por coisas de alta qualidade que dure muito, e isso óbvio custa muito dinheiro.
Na minha opinião compensa bastante, porque na maioria dos casos, materiais (mantimentos, produtos, acessórios etc) de qualidade inferior é tão ruim que o barato sai muito mais caro.
Algo caro que dure, experiência própria vivia gastando dinheiro com mochila comprando barata e só vivia descosturando, descascando, aí resolvi investir numa da adidas que faz 7 anos e tá boazinha
Depende do produto e da frequência de uso. Se for algo que eu vou usar muito: caro e durável. Se for algo que uso pouco, não faz sentido comprar um produto caro pra ficar parado, a menos que a qualidade do barato fosse muito inferior, porcaria mesmo.
Acho que depende do que e da minha situação financeira no momento.
Comprei um vestido casual em 2018 e paguei quase 400 nele, foi caro pra mim na época, mas até hoje ele está comigo inteirinho e perfeito.
Mas nessa época eu ainda não tinha contas pra pagar rs
Primeiro, compro por funcionalidade, o que me atender melhor.
Supondo que dois me atendam igualmente, o que tiver melhor custo benefício.
Se o preço do que dura muitos anos dar para eu comprar vários dos concorrentes e que, no final, possuem duração maior, fico com o concorrente mais barato.
Depende do que, talheres por exemplo eu prefiro os finos inteiriços, aqueles com cabo de plástico vão para o lixo em pouco tempo, facas então nem se fala, tu vai cortar algo mais rígido e fica sem cabo
É relativo, mas no geral, prefiro pagar mais por algo e ter menos dor de cabeça lá na frente. Um exemplo são aquelas power banks... tenho da Samsung, nem paguei caro, foi 120 numa promoção se não me engano, mas tem gente que acha caro pagar 40 numa da qualidade suspeita, ai depois bota fogo na casa e não sabe porque.
Agora se for uma camiseta de uso casual ou quando vou mexer no carro e me sujar óleo, graxa, etc. Ai pode ser das mais baratas porque não faz sentido comprar roupa cara para sujar desse jeito.