elas respondem
Alguém tem que sustentar o bolsa vagabundos e o salário dos políticos corruptos desta merda de país chamado Brasil.
Porque os ricos não pagam e a gente paga o pato
O imposto só existe deste que o PT era na presidência na antigamente e atualmente. Lembrando, que o bolsonaro na presidência havia reduzindo impostos de 2022.
Para prover "serviços públicos".
Porque vivemos num mundo capitalista, onde o pobre nem mesmo parte da classe média br: não teria dinheiro para custear as suas necessidades básicas.
Por exemplo: a classe média para usufruir do seu iPhone, depende da estrutura e manutenção dos cabos de transmissão: do Estado.
O rico que nesses tais impostos praticamente não paga absolutamente nada proporcionalmente também no outro exemplo beneficia-se da estrutura das estradas custeadas pelo Estado.
O pobre, num exemplo bem básico depende até do SUS.
Mas também no exemplo bem básico o pobre que depende dos impostos para custear o básico para o mesmo é o que a barca campanha dos ricos que não pagam impostos proporcionais até porque eles podem custear o básico a si mesmos.
Não vejo o pobre por exemplo fazendo campanha da taxação BBB: Bancos, Bets e Bilionários. até porque esse mesmo é aquele um que se lixou para a isenção do imposto de renda para quem ganha 5k, atingindo parcialmente até 7k. tudo por quê, seria necessário que o rico que o pobre defende a tese do imposto é roubo teria que pagar 10% em contrapartida. é o mesmo que não se lixa do congresso proteger este rico que ganha r$ 600.000 para não haver essa contrapartida. E essa contrapartida a virilha de onde? Do pobre.
Mas o porquê mesmo: é porque são impostos que ajudam os estados e o ente federativo embora o país seja o mais desigual do planeta em termos de justiça fiscal e distribuição de renda ou seja rico paga menos impostos do que o pobre embora o pobre cumpre o seu discurso.
Na Somália, não há tantos tributos assim, é um país ótimo para se morar.
Ou um país europeu do Norte nórdico talvez? Ah, seria foda! Porque esses países tbm cobram impostos, inclusive do rico.
A gente tem impostos desde a monarquia, tá na hora de aceitar já
Por falta de gestão eficiente.
eles respondem
Os salarios de 45k pra politico maia 20k pra cada um dos 40 assessores + auxilio combustivel, paletó, moradia etc... não se pagam sozinhos.
Isso sem contar no nosso eficiente funcionalismo publico. Os penduricalhos de 1 milhão pro juiz não se pagam sozinhos. Você sabe que funça só gera despesa certo? Você precisa gerar riqueza pra manter a vida confortável deles, meu caro.
Plus vc ainda tem que trabalhar pra sustentar familias que estão a 20 anos recebendo assistencialismo, primeiro porque não existe motivo pra trabalhar se você recebe energia, gas e dinheiro gratis. Nao tem incentivo e o governo nao usa teu dinheiro ora investir em industria, tecnologia e tambem não tenta desburocratizar empreendimentos.
Um ciclo vicioso para um país que deu e vai continuar dando errado. Daqui 100 anos estaremos na mesma merda ou provávelmente muito pior.
Enfim, bostil.
Para sustentar a casta dominante.
Não é que o Brasil tributa muito (embora seja elevado pra um país emergente).
Mas o principal problema é que ele tributa MAL e com um agravante ainda, não é bem distribuído e aplicado o tributo recolhido.
Além do sistema tributário ser caótico e complexo por natureza, ele penaliza as classes mais baixas tributando com impostos indiretos, ou seja, aqueles impostos que tem uma taxa igual para todos.
Impostos sobre consumo é o melhor exemplo disso. Se há uma incidência de 35% sobre a água, tanto o rico quanto o pobre vão pagar essa taxa, mas para o rico, essa taxa se torna irrelevante, já para o pobre, é um custo demasiadamente elevado para bancar.
Por exemplo, nos EUA, um telefone celular tem uma taxa média 10% de tributos, enquanto no Brasil isso beira os 40% dependendo do estado. Por isso, muitas vezes um produto nos EUA é mais barato, fora que a infra dos caras é melhor, o valor de transporte é baratinho, a moeda é mais forte, e etc...
É por isso que no Brasil é tão caro tudo, é muito imposto sobre o consumo. A maioria dos países desenvolvidos já aprenderam a lição. Sobre o consumo, o ideal é uma taxa fixa para todos os produtos, independente do produto consumido. E focar mais na renda, onde vai penalizar quem tem uma renda maior, em vez de penalizar o cara que tá comprando um novo aparelho celular para trabalhar ou consumir um café na pausa do almoço.
O Brasil tentou corrigir isso com a aplicação do IVA, mas ai bagunçaram muito o projeto. Tivemos a chance de ter o melhor sistema tributário do mundo, tem noção de como isso iria atrair investimento para o Brasil?
Mas os políticos, a serviço dos grupos de pressão, caíram na ideia de que alguns setores são "essenciais" e precisam de alíquotas diferenciadas, burocratizando novamente aquilo que brigaram tanto para desburocratizar. Dai outros setores são prejudicados para salvar os ditos "setores essenciais", que na verdade, só serve para manter o lucro desses grupos de pressão que fazem lobby em Brasília.
Porque aqui não é a Síria.
Lá que é bom.
Pense que o país é um grande condomínio, e tem um rateio mensal pra bancar todos os custos comuns
Pro lula poder viajar pelo mundo isolando o Brasil e mostrando o mapa de cabeça pra baixo
É aquela história, o problema nem são os impostos, é a falta de retorno
Mas os impostos também são problema pq mesmo que em alguns países se pague mais que no Brasil, aqui é tributado excessivamente o consumo e isso atinge até desempregados e quem ganha pouco, e se tributa proporcionalmente pouco renda e patrimônio. Nos EUA o imposto sobre herança fora da faixa de isenção varia de 18 a 40%, no Brasil chega no máximo a 8%; já o imposto de renda lá varia de 10 a 37%, aqui de 7,5% a 27,5%
Pra ter sus, escola pública, creche, universidade, coleta de lixo, farmácia popular (remédio de uso continuo de graça), asfalto nas ruas, iluminacao pública, coleta de esgoto.
Pq o governo precisa arrecadar dinheiro pra fazer o Brasil funcionar , não só ele como diversos programas é por isso que eles cobram indiretamente a você ou as empresas e estabelecimentos que tu costuma frequentar
Para ter exército, estradas, vacinas, policias, escolas, ruas, praças, aposentadorias, siate, samu, corpo de bombeiros, pronto socorro, campanha contra pedofilia, cadeias, etc, etc
O problema não seria pagar muito, mas o pouco retorno
Pra pagar a maior taxa de juros do mundo. Boa parte dos nossos impostos vai pra pagar banco.
Tirandes morreu por causa de 3% de imposto seu eu não me engano.
Hoje em dia pagamos 43% de imposto por ano o que significa quase 4 meses de sangue, suor e lágrima, jogados no lixo. Quer dizer para financiar lagosta do STF, aborto, gayzimo, leis feministas, bolsa escambau e por aí vai.
E tem gente que defende isso.
Porque todos os governos no Brasil sempre foram ladrões tanto de direita como de esquerda por isso quero sair fora daqui desta merda de país