Na verdade a Selic alta é uma resposta aos preços altos e não, não vai ficar assim pra sempre. O governo não gosta dela alta o tempo todo pq as pessoas ganham dinheiro sem fazer nada. De tempos em tempos eles abaixam a Selic, obrigando os que tem renda parada movitar esse capital e assim esse dinheiro volta pro mercado. Mas recomendo sim investir em renda fixa, eu tbm faço :)
Não, isso é motivo de vergonha e não orgulho.
Ter uma taxa de juros elevada significa que o governo não está fazendo o dever de casa, está se endividando muito e pressionando os preços. O BC intervém aumentando os juros para melhorar o prêmio de risco, ou seja, as pessoas compram títulos do governo, financiando projetos. Isso não apenas torna a divida do governo mais atrativa, como esfria a economia, bancos emprestam menos, as pessoas consomem menos, as empresas seguram investimentos, e assim, os preços estabilizam e tendem a cair com o tempo.
Porém, isso também não é bom, juros altos por muito tempo pode gerar recessão, o custo da divida aumenta, as empresas tem dificuldade de se manter ou expandir, passa a contratar menos ou arrochar salários. Os que mais sofrem são as pequenas empresas, que normalmente precisam de juros baratos. Fintechs que trazem inovação para diversos setores, passam a ter dificuldade para investir e se financiar, atrasando projetos e isso é ruim para o país.
Quem ganha com isso é o rentista que, com muito dinheiro, compra títulos de bancos ou do governo e vive de "juros" generosos sem necessariamente precisar "trabalhar". É chamado de capital improdutivo, o cara basicamente lucra sem gerar nada produtivo pra economia, embora, em certos casos, trazem liquidez e ajuda a financiar um governo endividado que precisa de dinheiro.
O certo é que o governo controle o fiscal, se for pra gastar dinheiro, que invista em inovação, tecnologia, educação e outras coisas em capital humano/produtivo. Gastar pra aumentar salários e fazer obras sem retorno produtivo só vai trazer malefícios para a sociedade. Controlando o fiscal e a inflação, os juros ficam comportados e o país tem tudo para crescer, desde que o governo tenha um plano sério, sem populismo e desperdício.