Goku é a representação da inocência (pureza de intenção), curiosidade infantil, bom coração. Alguém inclinado naturalmente ao bem, mas cuja ingenuidade às vezes lhe cobra um preço.
Vegeta representa orgulho (principalmente orgulho racial), ambição e autossuperação amarga. Principalmente no arco da conversão, a história de Vegeta mostra a importância da família para a ordenação das virtudes. Ele aprende a ser mais humilde, e a lutar não apenas por si, mas também por outros.
A nível de personalidade,
não considerando que o desenho é,
praticamente uma homenagem a um menino pobre, órfão e sofrido,
que se tornou "o mais forte do mundo"
mantendo seu caráter,
busca pelo desenvolvimento pessoal, a lealdade para com seus amigos, comunidades e animais,
superando, inclusive, o mal dentro de si,
a saber o Goku. Considero dois personagens realmente interessantes:
O Trunks do futuro que consegue viajar no passado para derrotar o Freeza;
E o Gohan. Que quando adulto,
consegue se desfarçar de homem comum
em meio à sociedade, tendo no DNA,
o sangue de um menino
que superou o próprio pai
ao derrotar o inimigo que massacrou Goku, Vegeta e todos os herois aliados naquele momento.
Ele é mais bem escrito, teve o melhor arco de evolução na série. Mas o goku, principalmente criança, é adorável e admiravel. É uma pessoa boa e de bom coração procurando fazer o melhor que pode com as armas que tem. Esforço, respeito, disciplina, superação. Ele não tem pena de sentar a porrada quando a batalha é inevitável, mas sempre pra proteger os outros e muitas vezes poupou os inimigos quando estavam à beira da morte. Ele é a bússola moral da série, o líder que inspira os covardes e trapaceiros como Kuririn a se esforçarem, que transforma antigos inimigos em aliados(vegeta, Piccolo, Tenshinhan) através do respeito e admiração.
Isso me lembra aquelas discussões bestas quando a moda eram os antiherois. "Justiceiro, Wolverine são muito mais legais que o Superman e capitão América, eles são muito bonzinhos, escoteiros, zzzzzzzz." Geralmente é coisa de adolescente impressionável com ultraviolência, que acha que ser escroto é mais legal que ser gentil. Algo semelhante ocorre com o Homelander em The boys. É um merda completo, mas galera gosta. Virou até piada na própria série, o cara ao invés de ser odiado foi aplaudido pelos imbecis quando a máscara caiu.
Nunca esqueço da mijada que o Goku deu no Freeza. De tantas surras, essas palavras finais foram o que mais doeu: