Abre precedente pra invadir qualquer país na america latina. Ainda mais com as novas jazidas de petróleo que Brasil e Guiana descobriam. Lembram do corre por Essequibo? Tio Sam já tava com a Chevron salivando pra abocanhar esse morango.
Independente do governo, EUA não tem direito de invadir país nenhum. Desculpa do trump de combater narcotráfico é a mesma do bush em 2003 pra invadir Iraque. Tanto que depois a própria CIA reconheceu que nunca houve armas químicas de destruição em massa. Só trouxa cai nessa conversa fiada.
Mas é esse o modus operandi dos EUA. Sancionam, embargam, cercam militarmente, apoiam oposição pra tentar derrubar governo, criam panico moral, usam a midia (e agora big techs e redes sociais) para criar narretivasce convencer o resto do mundo, depois partem pro ataque com desculpa de estarem salvando e levando democracia e liberdade. No fim, levam recursos, deixam o país com dívida impagável e saem com o bolso cheio. O país precisa de um eterno estado de caos pelo mundo para movimentar sua economia de guerra, justificar seu oçamento militar e e conseguir se pagar com os espólios de outros países arrasados. É assim que a roda estadunidense gira e precisa girar.
Dou um real pra alguém me apontar um país que melhorou após invasão e bombardeio dos EUA. Só um.
Venezuela é só mais um na lista. Se junta a Iraque, Afeganistão, Panamá, Siria, Líbia. Se o povo venezuelano espera ajuda de EUA, perguntem pros palestinos e ucranianos o que EUA, ONU, OTAN e o caralho estão fazendo por eles.
Pelo que li não teve mortes nessa operação, então tudo leva a crer que o Maduro se entregou. Já tinha falado com o Trump por telefone em dezembro. Então com certeza já tinham chegado a esse acordo, não foi de supetão.
votei em Preocupante