eles respondem
eu consegui meu primeiro emprego com 21, 22 tambem, fica tranks
Primeira coisa que vejo é a necessidade de vc tratar isso. Já deu pra notar que vc nao quer essa condição estática.
Melhor a fazer é procurar ajuda de profissionais para lidar com traumas possíveis.
De todo modo, se quiseres conversar, fique à vontade pra chamar.
É normal ter medo, mas a gente vai lá e faz com medo mesmo, aí vai pegando o jeito.
Vc é jovem ainda, tem muito tempo pra correr atrás do tempo perdido ainda. Aproveita que vc percebeu isso cedo e corre atrás.
Comece fazendo seus trabalhos domésticos. Vai limpar essa casa e fazer sua comida. Faz disso uma rotina. Não adianta querer mudar de vida se vc não puder mudar nem sua casa.
Ainda está nova. Aproveite agora para conseguir alguma fonte de renda e estudar.
Moça, primeiramente trate as comorbidades do Autismo, minimize os efeitos delas na sua vida. A maioria das coisas na vida requerem disciplina e um mínimo de organização. Mesmo que trabalhe pra vc mesma vc precisa disso (para os outros então...). Outra coisa importante, trate essa sua baixa autoestima, vc é capaz de tudo como qq pessoa, só precisa aprender! Comece fazendo coisas simples, aprenda a cuidar de vc e andar sempre arrumada (corpo, cabelo, unha etc.), pois a autoestima começa por aí; e a cuidar do seu ambiente (arrume sua cama assim q levantar todos os dias), arrume seu quarto, lave seu banheiro (se tiver), limpe sua casa etc. Dica: Coloque horários para tudo na sua rotina e faça mesmo sem vontade (disciplina é fazer o que precisa ser feito).
Se vc conseguir fazer isso minimamente eu garanto que vc estará pronta pra alguns trabalhos fora, pois se vc é capaz de cuidar de vc mesma e do seu ambiente, será capaz de fazer coisas simples como arrumar produtos de um supermercado, ou empacotar os produtos dos clientes (só alguns exemplos). Para serviços mais complexos, aperfeiçoe suas habilidades, faça cursos, aprenda a lidar com matemática e com o português básico, isso já resolve muita coisa. O principal é vc acreditar q pode, acreditando dê os passos pra isso, vc vai conseguir!!
Boa tarde. Eu também sou autista e me identifiquei com a sua situação. Minha vida sempre foi complicada em diversos ambientes (escola, encontros, grupo de amigos e trabalho). Meus pais sempre foram muito protetores e faziam tudo para mim. Não me deixavam cozinhar, lavar a louça, pegar o elevador sozinho. Com 21 anos eu deixei o Brasil para estudar na Europa. Isso porque eu sentia que morando com os meus pais eu nunca iria estar preparado para a vida. Você tem uma vantagem gigantesca: já sabe que é autista. Isso faz muita diferença. Eu não tive essa sorte. Não tente ser como todos os outros, você é diferente e única! Foda-se se vão te julgar ou achar que é vitimismo. Só quem é autista de verdade sabe como é difícil. Se sua família conseguir te ajudar, vale a pena morar e estudar fora. Até porque aqui grande parte das pessoas em empregos bons foram contratadas por amigos ou familiares. Um autista nunca levará vantagens nessa sociedade. As entrevistas de emprego também não ajudam muito. Se eu pudesse voltar no tempo eu faria o seguinte: tentaria me especializar em algum trabalho técnico que fosse valorizado em algum país desenvolvido - se você conseguir o visto, claro (alguma atividade que você seja boa ou goste). Morar fora não é para qualquer um, mas pode ser libertador para você. Concursos PCD podem ser uma boa opção caso você opte em ficar no Brasil. Algumas empresas oferecem um programa trainee que você passa por diferentes setores no mesmo emprego. Isso pode ser interessante para você testar vários departamentos. Não se esqueça que a terapia ajuda. Tente sempre ter um psicólogo te acompanhando! Quanto ao medo, insegurança e indecisão, eu sofro as mesmas coisas. Tenta ter uma check list de tarefas diárias para organização e assim evitar ficar paralizada. Medo, ansiedade e desconforto em entrevistas de emprego faz parte. Quanto mais entrevistas e candidaturas fizer, mais chance de ser contratada. A procura por emprego é uma coleção de rejeições. Boa sorte anônima!
Acho que o melhor caminho pra você é se dedicar aos estudos.
"Tenho autismo"
Você tem direito à cota PCD em concursos e vestibulares por ter autismo.
Caso voce não precise tanto de dinheiro de uma forma imediata, eu lhe indico estudar para o ENEM de Medicina (mesmo que a profissão ainda não esteja no auge, Medicina ainda é um curso que garante 1 renda razoável após a formatura).
Caso você precise de dinheiro de uma forma mais imediata (e nao possa esperar 6 anos pra começar a receber) lhe indico estudar pra concursos de nível médio.
O bom que vc já tá aprendendo a arrumar a casa, isso é bom.
Aconselho te a procurar um emprego de escala 6x1, qualquer coisa, seja atendente, estoquista, operadora de telemarketing, fast food, o que seja.
Pode ser ruim, mas pelo menos vc vai ter a sua primeira experiência de primeiro emprego e vai voltar com a rotina de fazer algo diariamente. Aí depois de uns meses, quando vc estiver já cansada do emprego, é bom ou vc começar um curso que vc possa ver pra fazer, ou sair e arranjar outro.
Pode me chamar no pv que eu te ajudo.
Agora nesses exato momento não consigo te dar muita atenção mas pode chamar que a gente vai conversando e eu vou te aconselhando conforme eu for arrumando tempo
Você vai procurar o Sine de sua cidade e procurar uma vaga de emprego pra PCD , geralmente tem vagas. Se não tiver você faz um cadastro , tem carteira de trabalho e outros documentos que egixe na contratação ? Se não tiver precisa providenciar.
Mande uma mensagem no privado pra gente ir conversando melhor. Eu vi que tem muita gente querendo lhe ajudar . Então mande uma mensagem no privado dessas pessoas , você pode conseguir um emprego logo .
Não se preocupe com o Enem , faça novamente , eu fiz três , passei no terceiro muito bem. A vida é de tentativas .
Tudo que é novo, nos causa um certo medinho, mas nesse caso não é normal. Não sei suas condições financeiras, mas se não puder, no CRAS tem psicologos que podem te acompanhar, melhor você começar aos poucos, faça uma lista do que precisa melhorar e vá trabalhando isso. E pense que num emprego novo, todos os que já estão lá, foram novatos um dia e erraram.
Está bem comum isso hoje em dia, vai fazendo coisas em casa e tenta arrumar um trabalho, ser mais independente, só é assim pq ganho tudo sempre, quando começar a fazer as coisas vai mudar rápido.
Primeiro presisa controlar sua ansiedade ir na raiz o que está causando isso em vc, depois tem que dar tempo ao tempo entender que tudo leva tempo para aprendizado e isso gera experiência... Comece entendendo seu problema e não apela solução as vezes é a solução que assusta
"Não me sinto boa em nada, me sinto pra trás. Me sinto uma batata uma ameba."
Me identifiquei. Espero que encontre a paz que tanto procura.
O primeiro passo é entender porque as coisas são assim.
Reflita e investigue se vc não tem algum problema de saúde (falta de energia, se é saudável), muitas pessoas possuem doenças e não conseguem trabalhar e não sabem.
Reflita e investigue se vc tem algum trauma ou se o fato de não conseguir é apenas insegurança e ansiedade.
Vc disse que tem autismo e TDAH, se acha que tem é importante que consiga laudos. Para que sua família reconheça seu problema e também tendo o laudo vc pode conseguir LOAS, se aposentar ou ter vagas reservadas em empresas em condições que vc consiga trabalhar, toda empresa grande tem que reservar essas vagas e vc seria prioridade na contratação.
Autismo causa essa dificuldade mesmo, mudar a rotina é algo difícil, a pessoa sente insegurança.
Porém não tenha medo.
Pode ser que vc não tenha autismo e sim alguma outra doença.
Se tem algo que te impede de trabalhar (no caso o autismo) então vc tem que focar em investigar isso e descobrir o que é, se é autismo ou se é outro tipo de doença.
Vc tem que descobrir quem vc é primeiro, descobrir o que há de errado. Saber suas condições é o primeiro passo, aí depois sim vc vê se pode conseguir o LOAS, aposentar, emprego adaptado ou tratar no caso se for algo possível de tratar.
O primeiro passo é esse: investigar o porquê, investigar os sintomas, se consultar com um neurologista.
Nossa,você escreveu bastante, mas tu tá em uma idade boa e sobre o autismo e tdah existe maneiras que ajudam a lidar com isso.
Tá rolando umas inscrições pra fazer curso online,não sei se está interessado, mas pode te ajudar até um norte
É só correr atrás. Não existe mágica. Se esforce.
Já te deram algumas boas dicas, então vou procurar não ser repetitivo
A primeira coisa que você deve ter é ter noção do tempo, nem pra achar que já devia estar com a vida "resolvida" ou encaminhada, pois ainda tem algumas décadas pela frente possivelmente, nem pra ignorar a passagem dele. Esteja atenta a isso, 1 ano tem 365 dias, é bastante tempo, tenha momentos de diversão e entretenimento pra relaxar e se distrair um pouco, mas não o desperdice demais.
Segundo, a ansiedade geralmente quer dizer alguma coisa, seja exagero ou não, está indicando que você está insatisfeita com as coisas como elas estão e preocupada com o futuro, então o mais racional é buscar mudanças nas áreas que te incomodam. Algumas já podem começar e já começaram, você ajudar mais em casa, aprender tarefas domésticas, de repente isso vira até a possibilidade de montar um negócio mais pra frente, como serviços de limpeza, vender doces/bolos, cuidar de idosos, etc
Se você gosta de estudar também pode ir aproveitando o tempo livre pra isso, pesquise por oportunidades previstas e esteja atenta as que aparecerem, não coloque muitos obstáculos, pode ser um degrau e na prática é que você aprende. Concursos e vestibulares são algo mais a médio e longo prazo, pode ser uma boa saída, mas leva um tempo até colher resultado e não há garantia até lá.
Quanto as pessoas te criticando, sei que é difícil e ninguém gosta, mas não alimente uma postura de derrotada, chora e levanta a cabeça depois, continua se esforçando mesmo que não tenha reconhecimento agora. A tua realidade se encaminhou assim, o teu presente é fruto do passado, mas não precisa ser algo definitivo, você pode construir algo diferente a partir de hoje, mês que vem, ano que vem até olhar pra trás e se orgulhar mais do que vê, mas isso vai exigir mais ação e um amadurecimento que contigo talvez pode demorar mais e isso não é nenhuma vergonha, pior seria não estar consciente
Você tá meio perdida, mas tá tentando se encontrar, já é um bom começo
O que você gosta de fazer ?
elas respondem
Vc só tem 20 anos.
E sobre errar é normal, a gente só aprende errando mesmo.
Misericórdia.
Moça, o único conselho a lhe dar é vc ir vencendo pouco a pouco os desafios que te assolam.
Vc tem que se forçar a sair da zona de conforto...
Eu ja sofri muito com isso também, achava que era por omissão dos meus pais, também.
Mas chegamos a uma fase da vida que a maturidade chega, e a gente vai entendendo que nao podemos ser um peso na vida de quem nos ama. Temos que andar com nossas próprias pernas. Quanto mais cedo vc entender que VC NASCEU SÓ, E VAI MORRER SÓ, melhor será.
Quem nos ama, vai sempre nos ajudar, dar o apoio deles, mas nao vao estar para sempre do nosso lado.
Seja resiliente, enfrente seus desafios.
Deus abençoe sua trajetória.
Slá, peça ajuda dos familiares.
Eu fui exatamente igual a você. Hoje eu trabalho, fiz duas faculdades e sou casada aos 34 anos.
Comecei mudando a minha vida pelos estudos, achei cursos gratuitos e isso me deu uma boa base para entrar para a faculdade. Arrisque-se, comece estudando. Os governos estaduais oferecem cursos técnicos gratuitos, dê uma olhada. Comece por aí.
Foi pessima e não apareceu mais, dá pra ver o pq ta sem emprego.
Relaxa, n se cobre tnt, mas tenha foco e determinação.
Seja bem - vinda a vida real.
Vc pode tentar fazer as coisas mesmo com desprazer. Nem sempre estudamos quando estamos a fim, ou arrumamos a casa quando queremos. Tentar fazer no automático.
Sobre fracasso ...90% das pessoas estão perdidas.
Eu tenho amigas q se formaram em universidades e ainda n conseguiram emprego na área, outras q estão estudando para passar em medicina hq um tempo...a vida é assim. Eu mesmo n estou onde eu esperava profissionalmente.
Se force a fazer coisas q n gosta mas com estratégia.
.
Se conseguir um emprego mais ou menos, fique nesse emprego, mas saiba quando sair...n se acomode.
.
Existem o sistema CEDERJ q vc faz faculdade a distância e ainda recebe bolsa para se manter. Procure saber.
O seu problema é se importar demais. Só faça. Tem tanta gente burra por aí ganhando muito só pq n tem senso. Enfim.
Tenta entrar em empregos que geralmente contratam novatos (McDonald's e afins) para poderes ter umas bases do que é ter um emprego e ires ganhado algum.
Você estava vivendo numa "bolha" e agora se vê na necessidade de estorá-la e ir enfrentar a vida, é natural que se sinta ansiosa e insegura. Ninguém veio preparado pra vida, a gente treina o convívio na sociedade todos os dias, e aprende constantemente a como se portar, o que dizer, o que fazer e o que não fazer.
Vai dar um frio na barriga, vai sentir medo, porque é o medo do desconhecido. Mas vai assim mesmo. Daqui um tempo será algo natural, você nem vai mais notar.