O problema do Brasil não é nem tanto as penas brandas, mas é a impunidade. A certeza da impunidade é pior do que uma pena leve.
A justiça brasileira é lenta e falha, e isso incentiva muito mais o criminoso do que a rigidez da pena em si.
Quando um criminoso comete um crime, ele não pensa sobre quantos anos ele pode ficar preso, mas ele pensa, vou ser preso por isso?
Se houvesse investigação e punição rápida, isso seria muito mais eficaz. O criminoso pensa, se eu cometer crime com certeza vou ser pego e preso, algo que infelizmente nem sempre acontece no Brasil.
É melhor você ter um país com uma justiça rápida e eficiente do que um país com leis duras, mas cheia de brechas, regalias, e morosidade. Muitas vezes, criminosos escapam da lei devido a erros e lentidão da justiça.
É claro que uma pena dura é ótimo, mas isso de nada vale se não tiver um sistema de justiça rápido e eficiente.
No Brasil, a elite criou brechas pra fazer com que a elite sempre escape da lei. Sempre tem um artigo, ou um recurso que dificulta a manutenção da prisão do criminoso, e os poderosos usam essas falhas.
Corrigir isso não é fácil, leva tempo e boa vontade. Num país cheio de corruptos e safados, fica difícil qualquer mudança nesse sentido.
Banditismo. O Brasil já é um narcoestado.
Presidente fica de luto porque a polícia mata traficantes. do CV. Juiz do STF envolvido em esquema do PCC e etc.....
Esse país é uma desgraça. Bandido faz o que quer e não vai preso, se vc fizer algo com o bandido vc é que vai preso, a lei é mais rigorosa com os civis que com os criminosos, enquanto as crianças comem bolacha de água e sal nas escolas os criminosos comem churrasco nas prisões.
O Brasil já foi tomado por facções, elas estão no congresso, judiciário, bancos, empresas e etc.... por isso seja qual governo for o Brasil não faz nada, absolutamente nada contra facções.
A PEC da segurança pública antifacção os caras já até esqueceram e já nem falam mais.
Quem puder sair desse país saía, só vai ficar pior, a tendência é que o que acontece no Ceará e no RJ se espalhe para os outros estados.