Visitei 3 vinícolas em minha vida, 1 em Gramado no Rio Grande do Sul e outras 2 no Chile, em Concha Y Toro e a outra lá da família de fazendeiros que é muito conhecida. (Undurraga, inclusive, recomendo muito irem em Undurraga, bem melhor que Concha y Toro, e bem menos comercial!)
Todas as 3, experimentei apenas os vinhos secos, e percebo que pra gostar de vinho seco, deve se ter algum conhecimento básico sobre degustação. Não acho que uma pessoa de classe média pra baixo em sã consciência vai comprar um vinho seco pra tomar numa noite enquanto assiste TV...
É necessário entender quais acompanhamentos vão com cada tipo de vinho...
Eu gosto de beber vinho tinto seco acompanhado de carne, e até uso pra temperar alguns tipos de pratos com carne...
Mas quando eu vou chamar alguma garota em minha casa, e estou afim dela, eu não vou comprar um tinto seco tlgd? É bom um vinho tinto suave, talvez algum mais leve com sabores frutais, é uma boa ideia.
Meu conhecimento sobre vinhos se limita até onde eu uso pra puxar assunto, se a pessoa quiser falar sobre degustação, eu vou ouvir, mais do que falar... por que eu não tenho paciência pra ver lágrima em taça não véi kkkkkkk
Ultimamente tô gostando do vinho verde casal Garcia. Ganhei uma caixa no natal, até que é bom o negócio. É branco seco, mas cítrico é feito para ser consumido jovem ao invés de envelhecido, por isso o verde no nome.