Sou aluno de universidade federal, trabalho duro e pago meus impostos como todo brasileiro honesto mas como todos integrantes da minha família trabalham, minha renda passou da máxima para receber bolsa auxilio da faculdade, mas estou passando dificuldades com contas no inicio desse ano pois temos todos os impostos famosos para pagar como ipva, iptu, dpvat, vistoria, fora a inflação que aumentou e estou pensando em mentir minha renda para conseguir esse auxilio da faculdade e ter parte dos meus impostos ressarcidos, eu estou errado?
Visto que eu não concordo em pagar esses impostos e não tenho como sair do país para outro melhor.
Por favor sejam sinceros!

eles perguntam
5 6
elas respondem
18/01/2018 14h07
Relaxa, aqui no Brasil não roubamos, pegamos o que é nosso por direito. Nunca peguei minha parte... se o país prestasse com certeza muitos ladrões não teriam motivos para roubar. É tanta falta de oportunidade que muitos estão sendo obrigados a tal coisa.
anônima
18/01/2018 14h37
Considerando que vc já verificou os requisitos e não se encaixa como baixa renda p receber esses auxilios.
Vc tá errado sim. Não importa se o Estado, Cunha, Aécio, Lula, seu vizinho, o prefeito roubem, matem, soneguem... Sua conduta diz respeito a vc mesmo. Não tente querer justifica-la dessa forma.

Só esteja ciente que, além de não ter dinheiro, vc está querendo se prejudicar ainda mais. Isso que vc ta tentando fazer é crime. E vc deve saber que quem se fode é pobre (claramente seu caso).

Maass, isso é puramente pessoal. Se vc acha importante: faça.

Enquanto, vc viver aqui, para evitar que se ferre, terá que seguir as regras daqui (assim, quando estiver na França, EUA, Irlanda, seja onde for).
A não ser que seja rico de verdade, aqui, aí pode dar uma bagunçada.
18/01/2018 14h48
Faz o que achar melhor e se tua consciência permite, vá em frente. Eu acho que a alternativa não deve ser essa, não sei na tua universidade, mas aqui a bolsa auxílio é 400 pila e não paga RU, acho que seria melhor você pegar uma ic.
18/01/2018 16h28
Tu tá roubando dos outros contribuintes e não do "governo" 2.
anônima
18/01/2018 16h48
Eu não costumo julgar as pessoas mas pode me chamar de moralista ou retrógrada não acho que um erro justifique o outro.Se quero um país melhor eu preciso ser uma pessoa melhor
Isso é o que penso pra mim vc deve ter outro ponto de vista igualmente respeitável
eles respondem
18/01/2018 14h06
Moral é diferente das leis, lei não define o correto, muito menos moral.
18/01/2018 14h03
Faça o que sua moral achar .melhor

Independente de quem rouba ou não. Ética e moral é algo que vc decide internamente. Seu travesseiro é só seu.
18/01/2018 14h12
Sonegar eu sou a favor, tem que sonegar mesmo. Os próprios políticos sonegam diariamente. Pagamos impostos como um país ultra desenvolvido e nem cheiramos a cor do dinheiro.

Em relação a mentir para conseguir desconto em pagamentos, eu já fiz. Não é moralmente correto, mas é aquele dilema, né: Os fins justificam os meios.

Entretanto, como disseram, fica o que a sua moral interna achar melhor.
18/01/2018 14h11
É algo que eu não faria. Mas cada um sabe onde o calo aperta. Não vou te julgar, no fim do dia é você quem discute com a própria consciência.
18/01/2018 14h05
Tu tá roubando dos outros contribuintes e não do "governo".
18/01/2018 17h05
Ladão que rouba ladão dar um lupe infinito.