E quando alguém fala mal do catolicismo ou da religião evangélica levam isso apenas como pensar diferente, ter uma opinião. Em nenhum momento acusam de intolerância.
Pq eu já vi gente falando q só acreditava em Deus e não nesses guias espirituais...entidades...e acusaram ela de ser intolerante. 🤔🤔🤔🤔
Porque quando o oprimido ganha voz e direito de defesa, ele acha que, como forma de redenção, os outros lhe devem um tratamento especial. Mas eles não precisam dar esse tratamento de volta.
Falar mal pode. Liberdade de expressão está aí para isso. Desde que não humilhe que acredita, cause dano a locais de culto ou segregue por causa de religião, não tem problema.
Mas ser legal é diferente de ser algo apropriado. O ideal é cada um cuidar da sua fé.
A intolerância faz parte do passado do catolicismo. A religião evangélica é muito "recente" pra entrar nessa soma, mas eles também promoveram muitas temáticas de intolerância.
Já as religiões de matriz africana, promoveram atitudes de intolerância entre os povos africanos... não com outros povos. Sendo assim, eles se consideram "vitimas" das religiões europeias.
Foram os europeus que "impuseram" sua ideologia, os europeus que matavam quem não aceitava adorar a Cruz ou a Jesus.
Quem acredita na Bíblia como um livro sagrado, entende que todo e qualquer Deus que não é o Deus Todo-Poderoso da Bíblia, é um demônio ou um ser erroneamente adorado. O próprio Jesus é adorado por muitas religiões, mas ele não é Deus, ele é o filho de Deus.
Mas as religiões de matriz africana não tenta refutar quem acha que seus guias são demônios, eles não gostam é quando quem não é da religião deles tenta impedi-los de adorar aos seus deuses! Mas eles não dizem que você vai pro inferno por não ser da religião deles, quem diz isso são os católicos, entende?
Ou seja, ao meu ver, essa intolerância é mais presente no catolicismo e evangelicos do que na umbanda ou candomblé. Agora, eu percebo que Satanistas, Wiccas e Neo-Nórdicos costumam zombar mais de quem é de outra religião...
Eu gosto bastante de pesquisar sobre outras religiões européias que não sejam católicas ou evangélicas
Aqui é um cara do paganismo nórdico, fui pesquisar, ele ensina que hoje em dia os nórdicos não sacrificam mais animais.
Aqui é um ritual de iniciação Wicca, eu fui uma vez naquele trem que sai da Estação Luz, em um dia que tava tendo convenção das bruxas. Achei que era tudo cosplay kkk
Aqui é uma mina que é Wicca, ela uma vez fez um video explicando o que eles acreditam e tal, é algo bem "fantasioso", parece que saiu de um livro. Mas eles são bem ligados na natureza e etc.
Falar que não acredita em guias espirituais, entidades e santos é uma coisa. A forma como se fala é que dá o contexto de intolerância religiosa, ou não. A falta de respeito para com a fé alheia pode levar a questões de intolerância.
Minorias.
Quando seu pensamento é critico mas não é sobre minorias é só um pensamento critico quando envolve minorias tudo é preconceito, sei-la-o-q-fobia e por aí vai.
Lembra do mulher que viralizou chamando a.crianca de racista só pq diase que ela era feia?
Existe uma diferença de peso: criticar uma religião que está em posição de hegemonia não tem o mesmo impacto social que desqualificar uma religião que foi alvo de perseguição e preconceito. A lei brasileira, inclusive, protege todas as crenças de forma igual, mas na prática a sensibilidade é maior quando se trata das religiões que carregam esse histórico de exclusão.