O que pode explicar momentos de desconfiança?

0
anônima
32
2M
As vezes eu tenho momentos em que não confio nas pessoas ao meu redor, exceto a minha família.
Na universidade, com amigos, na academia. As vezes falar com as pessoas me deixa com um pé atrás, me dá a sensação de que a qualquer momento elas vão usar o que eu falo contra mim. Não que eu me ache protagonista nem nada, mas as vezes me passa essa sensação.
Entre na sua conta para participar
elas perguntam
5 respostas
3
2
eles respondem
3
Minha cara, o espírito humano raramente atravessa a vida em absoluta confiança. Há momentos em que a alma, ferida por decepções, pela vulgaridade do mundo ou pela simples observação das fraquezas humanas, passa a conservar certa reserva diante dos outros. Isso não é necessariamente loucura nem arrogância mas pode ser apenas prudência levada além da medida conveniente.

O homem sensato aprende cedo que nem toda companhia merece plena abertura. Em universidades, círculos sociais ou academias, muitos vínculos são superficiais, e a experiência ensina que palavras ditas sem cautela podem, por vezes, ser mal interpretadas ou utilizadas com mesquinhez. Assim, o espírito cria defesas invisíveis.

Todavia, convém distinguir prudência de isolamento excessivo. Quando a desconfiança se torna constante, a mente passa a enxergar ameaça até onde talvez exista apenas indiferença comum da vida cotidiana. A maioria das pessoas está demasiado ocupada consigo mesma para arquitetar grandes hostilidades contra nós.

Talvez lhe falte não confiança absoluta nos homens, coisa rara e até imprudente, mas antes um equilíbrio sereno, conservar discrição sem cair em suspeita permanente. Um cavalheiro ou dama dignos não revelam sua intimidade a qualquer um, porém também não vive como um sentinela atormentado em território inimigo.

A confiança, afinal, não deve ser concedida de imediato nem negada a todos indistintamente mas deve ser oferecida aos poucos, conforme o caráter alheio se revele pelo tempo, pela constância e pelas ações.
Tá sem auto confiança, não querer interagir tudo bem, as vezes vc pode ser mais fechadona, mas agora sempre desconfiada de tudo e todos mesmo não sabendo, já uma cisma sua uma neura
É até melhor ser assim...
elas respondem
2
anônima
2M
Esquizofrenia
anônima
2M
Faz bem em reter certos assuntos pra si. Isso se chama ter bom senso.