Como funciona trabalhar PJ?

0
64
6d
so fui clt ate agora mas ta surgindo oportunidade pj mas eu n manjo mto
Entre na sua conta para participar
eles perguntam
11 respostas
0
11
eles respondem
11
CLT vc esta sob as leis ja definidas
PJ vc esta sob o contrato

Tem q avaliar com muito cuidado pra nao cair numa armadilha pois como PJ vc q vai ter q recolher seus IR, INSS tanto PJ como PF, talvez ate precise de contador e isso tem q entrar no seu cálculo de custo.
Tem q por na ponta do lápis pq ate 5k é isento de IR, vc tem ferias remunerada, FGTS, seguro desemprego, talvez alguns benefícios. Como PJ vc pode ter maior rendimento, mas teria que arcar com tudo sem algumas garantias. Ou seja, PJ so vale se for ganhar bem acima do CLT pra compensar.
Deixar de ser CLT ganhando 5k pra ser PJ ganhando 6 ou 7k TALVEZ não compense.
anônimo
8d
Você recebe como empresa e emite nota fiscal. Ao invés de pagar 27.5% de imposto, paga menos de 10% pelo simples.
Pra empresa é bom também.

Como CLT, um salário de 10 mil custa 18 mil pra empresa e você recebe líquido +- 7 mil
Como PJ, você recebe os 18 mil, paga contador (150) + impostos (10%) e recebe líquido +- 16 mil
Alem de maior ganho liquido (10% vs 27.5% de imposto) e consequentemente mais dinheiro no bolso vc tem maior flexibilidade e autonomia com horarios, dependendo do que vc exerce pode ter mais diversificaçao de trabalho. Pra compensar a troca deve ser feita se teu salario bruto e pra ter um ganho acima de 40%.
Não manjo muito
Como PJ vai pagar menos impostos, mas não vai ter férias remuneradas, horas extras, folgas semanais remuneradas, décimo terceiro, vale transporte, imóvel e computador custeados pela empresa, etc. E se não pagar corretamente o INSS, com valores corretos, vai ficar sem nada quando ficar doente ou se acidentar. E se o contrato for encerrado, também não tem fundo de garantia. E vc tem garantir seu serviço, se não pode levar processo. É bom já ter um advogado para te auxiliar com os conflitos.
Acredito que explicaram suficientemente bem. Você precisa abrir uma empresa. O MEI é a pessoa jurídica mais vantajosa, mas a possibilidade de enquadramento depende da sua receita anual (deve ser inferior a R$ 81 mil / ano, se não me engano) e do tipo de atividade desempenhada (não pode ser atividade intelectual).
8d
se vc não ganhar mais de 83mil no ano, voce pode ser MEI. Você pagará uma taxa fixa de R$83,00 por mês. voce receberá todo o dinheiro, sem desconto, e ai que mora o segredo: vc tem que ter cabeça para guardar parte desse dinheiro para emergencia, pois não terá seguro desemprego e nem FGTS.
anônimo
8d
Voce trabalha e ganha dinheiro por isso, simples
Sou PJ(Mei),
No meu caso sou motorista autônomo e emito nota fiscal e pago o imposto de em média 89,90.
Se você for controlado no dinheiro da para fazer uma boa grana e também fazer mais serviços para ganhar mais.
Faça um contrato definido as condições. Preste o serviço, emita nota fiscal e pague os impostos.
Vc não recebe direitos, benefícios e coisas do tipo. Seu salário não tem desconto.
Geralmente ganha mais exatamente por não ter desconto, mas se vc morar muito longe do trabalho, vai gastar bastante com locomoção.
Compensa mais quando vc mora perto do serviço ou se vc for ganhar muito bem.

Vc mesmo precisa fazer o recolhimento da contribuição para o governo, e acho que não aposenta. E precisa emitir nota fiscal. Porém paga um imposto menor, e é bom ter um contador porque vc provavelmente não vai saber calcular tudo certinho.