Sistema tributário na América Latina aprofunda desigualdade ao tributar mais consumo do que renda e patrimônio
0
anônimo
0
1h
Ao priorizar a tributação do consumo em vez da renda, governos da região perpetuam a desigualdade, em vez de reduzi-la, apontam especialistas.
Os impostos financiam escolas, hospitais, estradas e aposentadorias e, em teoria, também deveriam ajudar a diminuir as desigualdades. No entanto, na América Latina — uma das regiões mais desiguais do mundo —, os sistemas tributários parecem não cumprir esse papel.
"Na América Latina e no Caribe, a política fiscal arrecada pouco, de forma injusta, e aprofunda a extrema desigualdade", afirma a Oxfam em sua publicação Riqueza sem controle, democracia em risco: por que a América Latina e o Caribe precisam de um novo pacto fiscal. Segundo a organização internacional de combate à pobreza, "a estrutura tributária funciona de maneira contrária ao que deveria: desperdiça seu potencial de redistribuição e protege aqueles que mais têm".
https://g1.globo.com/economia/noticia/2026/06/28/o-paradoxo-dos-impostos-na-america-latina-quem-tem-menos-paga-mais.ghtml
Os impostos financiam escolas, hospitais, estradas e aposentadorias e, em teoria, também deveriam ajudar a diminuir as desigualdades. No entanto, na América Latina — uma das regiões mais desiguais do mundo —, os sistemas tributários parecem não cumprir esse papel.
"Na América Latina e no Caribe, a política fiscal arrecada pouco, de forma injusta, e aprofunda a extrema desigualdade", afirma a Oxfam em sua publicação Riqueza sem controle, democracia em risco: por que a América Latina e o Caribe precisam de um novo pacto fiscal. Segundo a organização internacional de combate à pobreza, "a estrutura tributária funciona de maneira contrária ao que deveria: desperdiça seu potencial de redistribuição e protege aqueles que mais têm".
https://g1.globo.com/economia/noticia/2026/06/28/o-paradoxo-dos-impostos-na-america-latina-quem-tem-menos-paga-mais.ghtml
Entre na sua conta para participar
eles perguntam
3 respostas
0
3
eles respondem
3
1h
O problema é a informalidade.
Estima-se que, no Brasil, algo entre 30% (no mínimo) e 50% (mais provável) do agregado econômico circule informalmente, sem registro fiscal e portanto sem rastreabilidade.
Se a Receita for tributar mais pesadamente a renda, um naco imenso da sociedade vai pagar imposto nenhum, sendo que uma parte desse povo é gente muito rica - traficantes de drogas, contrabandistas, sonegadores, etc... Há uma cultura de informalidade, combinado com lacunas estruturais de fiscalização. Quando os governos apertam o cerco, a sociedade reage (desde o empresário sonegador até o feirante que vende pastel, tudo sem nota fiscal).
Portanto, tributar o consumo é a única forma de "obrigar" todo mundo a pagar pelo menos alguma coisa, porque até os sonegadores e traficantes consomem.
Não é o ideal, evidentemente, longe disso. Mas não há como resolver a curto prazo. Se você fosse eleito presidente, não teria como modificar essa realidade em um ou dois mandatos - é uma missão que leva no mínimo uma geração inteira.
Estima-se que, no Brasil, algo entre 30% (no mínimo) e 50% (mais provável) do agregado econômico circule informalmente, sem registro fiscal e portanto sem rastreabilidade.
Se a Receita for tributar mais pesadamente a renda, um naco imenso da sociedade vai pagar imposto nenhum, sendo que uma parte desse povo é gente muito rica - traficantes de drogas, contrabandistas, sonegadores, etc... Há uma cultura de informalidade, combinado com lacunas estruturais de fiscalização. Quando os governos apertam o cerco, a sociedade reage (desde o empresário sonegador até o feirante que vende pastel, tudo sem nota fiscal).
Portanto, tributar o consumo é a única forma de "obrigar" todo mundo a pagar pelo menos alguma coisa, porque até os sonegadores e traficantes consomem.
Não é o ideal, evidentemente, longe disso. Mas não há como resolver a curto prazo. Se você fosse eleito presidente, não teria como modificar essa realidade em um ou dois mandatos - é uma missão que leva no mínimo uma geração inteira.
1h
E você acha que isso é sem querer? Eles sabem disso e fazem de propósito, continuam fazendo pq beneficia eles, só os trouxas ficam idolatrando esses políticos, ainda mais esses populistas que pagam de militantes e a favor das minorias (que são os primeiros a votarem no próprio aumento salarial e mais tributações).
anônimo
1h
Foda-se, ninguém liga
qual sua dúvida?
descubra tudo sobre o sexo oposto!