eles respondem
ajuda muito, dependendo do caso ele vai recomendar que vc passe com psiquiatra também.
Isso não é bobagem. Há três anos atrás, estava meio atordoado com a vida. E fui a uma psicologa, e ela me ajudou bastante... Me aconselhou, me ajudou e me ensinou o que é essa vida que a gente vive. Ela foi uma pessoa muito edificante pra mim, e me ajudou muito em todas as áreas: Espiritual, material, amorosa e profissional. Pena que nunca mais achei ela, mas se tem uma pessoa que eu devo agradecer muito é ela por ter tirado a minha preocupação com a vida que eu passava.
Mas é como os outros disseram: tem psicologos profissionais e existem tbm aqueles que só querem sugar o dinheiro pra si mesmo ignorando o profissionalismo.
Depende, sei que são profissionais importantes porem comigo não funcionou pois ele tentou trabalhar algo em mim no qual eu não queria mudar que era minha personalidade, dinheiro jogado fora.
É óbvio que não apenas ajuda, como é indispensável pra melhorar tua qualidade de vida ou até te salvar.
Mas claro que existe o que existe por toda parte: profissional incompetente, desleixado, irresponsável, e muitos pacientes não vão pra consulta com convicção de de abrir mesmo.
Então, pode não ajudar por estas razões, mas a Psicologia não é uma bobagem.
Tem pessoas que têm personalidade mais "dependente", são emotivas e gostam de "desabafar". Para essas a psicoterapia ajuda mais.
Pessoas mais racionais, com autoconhecimento melhor, menos dependentes/carentes, ou que não conseguem se abrir tendem a relatar menos sucesso com psicólogos.
Todas as profissões tem profissionais relevantes e irrelevantes, tem muitos que entram só pensando no dinheiro e não ligam em resolver os problemas.
Já vi psicólogos totalmente complexados e paranoicos.
elas respondem
Meu namorado sofre de ansiedade e NAO isso não é bobagem, em um período que ele não podia pagar psicólogo ficou MUITO pior, começou a ter crises de ansiedade.
Ajuda sim!
Ajuda se o sujeito quiser ser ajudado
Bons psicólogos ajudam sim, o problema é que tem muitos psicólogos ou terapeutas ruins por aí. Terapeutas bons são poucos e só rico consegue pagar o tratamento.
Ajuda, mas te digo que a medicação ajuda muito mais. Inicialmente um psicólogo é indispensável para nos ajudar a entender de onde vem o problema, encontrar a raiz, por meio de muita conversa e perguntas. Com base nisso eles "montam" nosso perfil de paciente e entendem onde deve ser agido, o que o paciente precisa começar a fazer ou deixar de fazer para iniciar uma melhora.
Tem que ser um bom profissional e tem que existir muita vontade de progredir.
Balela. Psicólogo e nutricionistas no mundo de hoje são profissões completamente desnecessárias. O que nesse mundo por exemplo você precisa saber de nutrição por exemplo que algum bom canal do youtube já te explica? Ou o que existe na nutrição que um químico de alimentos não consiga fazer? E por aí vai. Mesma coisa o psicólogo. Eu já fui, só perdi dinheiro. 110 reais a sessão. Resultado, quem me ajudou mesmo foi um cardiologista que me receitou um remédio chamado Bupropiona. (Precisa de receita pra comprar).
Ajuda bastante, mas a pessoa precisa querer melhorar também senão não adianta. Religião e fé não são a solução definitiva, mas ajuda a anestesiar bem a dor da alma.
Sofro já faz uns nove anos com depressão e ansiedade e nunca tive coragem de procurar um psicólogo por que tenho fobia em sair de casa, mais gostaria muito.
Olha, nao vou dizer que nao vale a pena. Um bom profissional pode ajudar muito. Mas quando eu fiz, só fez eu ficar pior.
Sinceramente quando eu fui, vi que a psicóloga só fazia pré conceitos de mim e eu vi que era perfeitamente normal, mas esse é o meu caso. Não custa nada vc tentar e ir lá tirar sua própria experiência
Ajuda sim mas tbm é necessário o acompanhamento com o psiquiatra pela medicação q deverá ser usada. Tive e hj está td sob controle. Foram 14 anos de sofrimento.
Claro que ajuda e muito, não é nenhuma bobagem, bem ao contrário. O ideal neste caso é fazer terapia com um psicólogo que adote a Terapia Cognitiva Comportamental, ou seja, você conta seu problema e o psicólogo conversa contigo e te faz entender a origem do problema e como resolver, quais as tuas atitudes que devem ser modificadas.