O corpo humano é muito inteligente e eficiente, quando você engorda, essas gorduras nada mais é do que reservas energéticas, e ela fica espalhada pelo corpo; quando você entra em processo de emagrecimento, seu corpo terá que abrir mão dessa reserva, mas ele irá ceder aos poucos, no inicio é do corpo inteiro, pouco depois ele irá ceder de uma parte que ele considere dispensável sendo nádegas,rosto, etc, depende do seu corpo, e a barriga é o último porque, além de fatores genéticos, alimentar e etc, a região abdominal tem, além da gordura externa, aquela que fica entre a pele e o músculo, a gordura visceral, que é a que se acumula no fígado, pâncreas e intestino. Esta sai com mais dificuldade porque é uma gordura forte, enraizada, que não está associada à musculatura, diferentemente da região dos braços por exemplo.
Além disso, no abdome existe maior quantidade de células gordurosas, pois é a região do corpo que tem o tecido adiposo mais grosso. Mas para ele se acumular e formar a barriguinha não são necessárias apenas a má alimentação e falta de exercício, o fator genético também conta.
E tenho uma "má" notícia para você: independentemente da anatomia, homens têm mais dificuldade de perder a barriga que as mulheres, porque a gordura que mais se acumula no nosso corpo é a visceral, enquanto na mulher é a que fica entre pele e músculo, mas, nos dois casos, a idade também é importante porque depois de certa idade, uns 25 anos por aí, o organismo tem mais dificuldade de queimar células gordurosas. Por isso que muitos precisam fazer cirurgia ao invés de academia, lógico, cada caso é um caso.