17.7K  02/10/2018 16h08

Seguinte, eu comecei a tomar a cartela do anticoncepcional já haviam passado alguns dias que minha menstruação tinha ido embora. Eu vi em alguns sites sobre ginecologia que se começar a tomar o anticoncepcional sem estar no primeiro dia da menstruação (ou em algum dia da menstruação) é preciso usar outros métodos contraceptivos durante toda a cartela e só na próxima é que o efeito dela será garantido. Só que li em outros sites que se começar a tomar sem estar menstruada só se corre risco nos 7 primeiros dias. Gostaria de saber qual das duas informações é a correta.

elas perguntam
0 4
elas respondem
13/03/2018 03h36
Quando eu fiz isso desregulei todo o meu ciclo. Menstruei por 2 dias depois parou depois fui menstruar depois de 2 semanas e ficou 4 dias depois só fui menstruar depois de 37 dias.
Geralmente meu ciclo é de 26 a 28 dias. Ficou bem desregulado. Então se bagunçou com meu ciclo mexeu com meu período fértil. Então na dúvida usa a primeira opção usa a camisinha no primeiro mês. Depois do segundo acho que é mais garantido.
12/03/2018 18h56
Primeiro vou indicar que procure uma ginecologista!
Segundo, eu já fiz uso de anticoncepcional, meu ginecologista me explicou que eu precisaria tomar no dia em que a menstruação descesse. Como foi um tratamento para SOP, não sei te confirmar se faz alguma diferença.
anônima
11/06/2018 03h47
O objetivo do A.C. é inibir a ovulação.

O problema é que após o fim da menstruação, se vc já tiver ovulado quando começou o uso do A.C. ele não irá prevenir a gravidez, pois o A.C. não impede a fecundação e nidação do óvulo fertilizado.

Por isso se recomenda o início do uso do A.C. no inicio do ciclo menstrual (primeiro dia da menstruação) pois a garantia de inibir a ovulação é maior, pois o período de ovulação das mulheres após o início da menstruação não segue regra e pode ser muito variável, podendo haver de mulheres que ovulam nos últimos dias antes do fim da menstruação até as que ovulam antes do fim do ciclo menstruação, e mesmo na mesma mulher, isso pode variar ao longo da vida da mesma.

Então como vc começou o uso do A.C. alguns dias depois do fim da menstrual, como não há a garantia de que vc não tenha ovulado e não dá para se saber, pois vc já pode ter ovulado nesse período, e ai o A.C. não terá eficácia.
02/10/2018 16h08
Em caso de dúvida um médico deverá ser consultado