As igrejas são a última reserva de alguma moralidade nesta sociedade que relativiza tudo?

Primeiro as ressalvas, antes que alguém venha com seus mimimis...
1) As igrejas não são perfeitas (são humanos e não anjos lá, é bom lembrar);
2) Há tbm igrejas e pastores/padres que não ensinam nada, preferem quantidade e tornam a igreja um local de shows e terapia psicológica conjunta, travestidas de culto cristão.
3) Há um grupo pior do que esses últimos, os "mordeninhos" que ensinam tudo errad...
eles respondem
Vou citar só a Católica porque eu acho que é a pior de todas:

1. A Inquisição (Medieval, Espanhola e Romana)
2. As Cruzadas (Séculos XI a XIII)
3. O Sistema de Padroado e a Escravidão
4. Perseguição a Cientistas e Pensadores
5. O Escândalo das Indulgências
6. Conivência com Regimes Totalitários
7. As Escolas Residenciais (Canadá e outros)
8. A Crise dos Abusos Sexuais
9. O "Índice de Livros Proibidos" (Index Librorum Prohibitorum)
10. A Caça às Bruxas
11. Maior concentração de ouro do mundo, maior banco de mundo (as cruzadas deram ótimos resultados financeiros)