Se declarar e ser rejeitado é uma humilhação?

mas se a pessoa for reciproca o ato não será uma humilhação?
eles respondem
Não.
É um erro de estratégia.
As pessoas só devem se declarar quando forem "na boa", ou seja, já sabendo qual será a reação - se será recíproca ou não. Declarar-se no risco, sem saber o que a contraparte está pensando (e sobretudo sentindo), é cabacice.