Vocês conhecem alguém que veio de origem humilde e conseguiu mudar de vida através do estudo e do trabalho?

anônima
eles respondem
anônimo
25d
Sim. Em alguma medida eu sim. Vim de origem humilde (não no sentido de passar fome, mas eu era pobre). Hoje sou concursado de classe média. Uma baita evolução.

Meu companheiro de trabalho veio de uma origem mais humilde que a minha. Ele trabalhou em várias coisas desde os 6 anos (aos 6 anos ajudava a mae vendendo verduras na feira, aos 14 conseguiu ser menor aprendiz, depois virou auxiliar administrativo, estagiário e hoje é assessor juridico. Ganha cerca de 13k por mês. Pra quem veio de onde ele saiu, é uma baita evolução).

Uma ex-professora minha da faculdade foi empregada doméstica durante boa parte da vida e virou desembargadora (ela "viralizou" tempos atrás por ter feito uma declaração infeliz).

Recentemente eu soube da história de uma pessoa aprovada no atual concursos de procurador do MPF. Ela é de origem muito humilde e alem disso ainda engravidou na adolescência. Contudo, nao se abalou diante das dificuldades e fez vestibular para Direito, passou em uma federal, se formou trabalhando no memso emprego que esse meu colega que citei alhures, depois conseguiu vários cargos melhores, até que conseguiu a aprovação para Procuradora da República.

Na minha sala na faculdade tem um cara que é filho de uma empregada doméstica e o pai dele ainda abandonou a familia quando ele era bem criança. Contudo, ele nao se abalou e sempre viu o estudo como forma de ascensão social. Estudou muito pra entrar em um colegio federal, foi aprovado, se formou com um curso técnico e ainda foi aprovado para Direito. Passou a faculdade inteira conciliando trabalho e estudos (pra ajudar a mae), passou em alguns bons concursos e hoje é procurador da república (um dos melhores cargos jurídicos que existem).

Estudei (nao na mesma sala, pois sou 2 anos mais velha) com a primeira promotora quilombola do Brasil. Pesquise na internet sobre a historia dela e verá que ela passou MUITA dificuldade.

Esses sao so os primeiros casos que me vem à mente. Se eu pensar, virão outros.