Quero um físico mais "cavala": déficit ou bulking?

Tenho 1,60 m de altura, peso 68 kg e treino musculação há alguns anos. Meu objetivo é desenvolver um físico mais volumoso, com bastante massa muscular, semelhante ao da Vivi Winkler.
Atualmente estou em déficit calórico para reduzir gordura corporal, principalmente na região abdominal, mas não quero ficar muito seca nem perder volume muscular. Minha alimentação é relativamente equilibrada e faço u...
elas respondem
anônima
20d
Se o objetivo é ter um corpo mais volumoso, com glúteos e pernas maiores e uma aparência mais "cavala", ficar muito tempo em déficit calórico pode não ser a melhor opção. Para ganhar curvas e volume muscular, geralmente é mais interessante sair do déficit e focar em uma fase de manutenção ou superávit leve, aliada a um treino de hipertrofia com progressão de carga e alta ingestão de proteínas. A perda de gordura pode ser trabalhada depois, em uma fase de definição, preservando a massa muscular conquistada.
 
Se o objetivo é ter um corpo mais volumoso, com glúteos e pernas maiores e um... | elaele