Como lidar com esta situação?

uma amiga estava casada com um rapaz, ele agrediu ela ontem e ela terminou, hoje me mandou mensagem pra contar e me perguntou se este ano nós vamos passar as festas juninas juntas como sempre passamos

a questão è que sempre quando ele está namorando ela se afasta e só volta quando o namoro da errado, acredito que não seja a primeira vez, acho que ele bateu uma vez e ela perdoou
elas respondem
Eu procuraria ainda sim estar perto.
Aconselhar, e fazer ela se sentir bem sem ele.
Eu acredito que uma mulher nessa situação, precisa saber que do lado de fora desse relacionamento, ela ainda pode se sentir bem, pois o que mantém a maioria nessas situações é a dependência emocional envolvida.