Como se livrar do sentimento de culpa (de quase tudo)?

anônimo
Ja se sentiram culpados de várias coisas que fizeram, por julgamento de outros, seja na infancia, adolescência, fase adulta,..sei lá, e deixaram de fazer isso pela culpa,..eu lembro que em uma epoca da minha infancia eu era uma pessoa 100% extrovertida, hoje sou fechado, mas desconfio que o medo de Deus, do castigo divino, fundamentalismo religioso praticamente, desencadeou em mim, uma porrada de...
eles respondem
Acredito que o que tu está tentando descrever é um quadro de depressão maior. Os seres humanos lidam com isso desde sempre de várias formas: espiritualidade, empatia alheia, álcool. Hoje tu tem a chance de procurar ajuda profissional.

Não adianta discutir as tuas experiências em si fora do âmbito clínico. A depressão maior tem resultados específicos em cada pessoa. O que é igual é o sofrimento, o isolamento, a solidão, enfim, uma existência desnecessariamente ruim. Por isso é uma doença e não uma frescura.