Manter contato é essencial na amizade?

Já ouvi de algumas pessoas que o importante é poder contar com a pessoa, não o contato em si. Porém, nessa quarentena que ninguém se vê, teve algo que me incomodou (na falta de paciência pra ler, só responder o título).
Tive uma amiga que conheci por acaso e acabamos ficando bastante próximos, não sei se chegaríamos a ser melhores amigos, mas tínhamos uma relação recíproca e leve, sinceramente uma...
elas respondem
Sim, se algum(a) amigo(a) fica vários meses sem falar comigo, eu já nem considero mais como amizade, essa pessoa se torna apenas um conhecido qualquer.