Manter contato é essencial na amizade?

Já ouvi de algumas pessoas que o importante é poder contar com a pessoa, não o contato em si. Porém, nessa quarentena que ninguém se vê, teve algo que me incomodou (na falta de paciência pra ler, só responder o título).
Tive uma amiga que conheci por acaso e acabamos ficando bastante próximos, não sei se chegaríamos a ser melhores amigos, mas tínhamos uma relação recíproca e leve, sinceramente uma amizade em uma intensidade que nunca tive. No entanto, desde que começou a pandemia ela não me mandou uma mensagem sequer (em 1 ano, acredito eu), só conversamos um pouco (cerca de 3-4 vezes) quando eu mandei, o que me incomoda profundamente, sinto que tudo o que a gente construiu foi para o além de uma hora para outra, sem qualquer razão aparente. Ela realmente não gosta de redes sociais, eu entendo, mas, pelo menos pra mim, é muita indiferença não tentar manter contato por um período tão grande.

Vocês acham que é exagero meu e que amizades podem continuar da mesma forma sem que haja um contato por certos períodos ou é descaso dela e, talvez, a amizade não tenha significado tanto para ela assim ?
Entre na sua conta para participar
eles perguntam
7 respostas
3
4
elas respondem
3
anônima
5a
Busco manter contato com minhas amizades. Pelo menos de 15 em 15 dias tô enviando mensagem.
Sim, se algum(a) amigo(a) fica vários meses sem falar comigo, eu já nem considero mais como amizade, essa pessoa se torna apenas um conhecido qualquer.
anônima
5a
Depende, se essa amizade foi na escola, as vezes ela só se aproximou de você pra não ficar sozinha. Tem gente que não gosta ou não consegue falar na internet igual na vida real tbm
eles respondem
4
anônimo
5a
Não li o texto, mas passo anos sem ver ou falar com amigos meus e quando encontramos é como se nós víssemos todo dia. Amizade de verdade não apaga.
anônimo
5a
Não acho.

Se manter ta de boa... mas se faltar, não deixarão de ser "amigos" só porque não se falam por dias, meses e ano.

Acredito que quanto mais contato mantiver, melhor a conexão.
anônimo
5a
O contato é importante sim, mas as pessoas tem vidas diferentes, fica difícil manter contato, apenas quando dá e nem por isso deixam de ser amigas. Isso eu acho normal.