Falo ou não falo?

Gostaria da ajuda de vocês...
Meu amigo de trabalho é um cara muito solista com todos, muito gente fina.
Mas ele sofre de mau hálito em todos os períodos do dia.
Sendo que matinal chega a ser insuportável.
Estou a meses imaginando uma forma de falar isso sem perder a amizade e/ou ofendê-lo.
Nesse caso como você agiria?
Já aconteceu algo semelhante?
eles respondem
11a
Lembrando que isso pode ser problema de estomago... então tente avisar ele... porque quem tem, não sente por estar acostumado...