Qual a linha que delimita trabalhar de graça e uma simples ajuda? O que acham disso?

anônimo
Seria vício de trabalho? Por vezes me pego fazendo automaticamente uma "sessão de psicoterapia" quando deveria ser na verdade uma simples conversa entre amigos.
Se 2 amigos estão conversando sobre carros e um deles é mecânico, o primeiro relata os problemas do carro e o amigo mecânico diz todas as soluções. É inevitável, não dá pra fingir não saber do que está acontecendo quando as coisas se torn...
eles respondem
Eu faço tudo de graça, sou a favor do comunismo.