eles respondem
Cotas raciais são racistas, simples assim. Um negro que precise de cotas, está se declarando inferior aos brancos. Sou a favor de cotas para pessoas pobres.
Sou contra pois o que dificulta a pessoa a ingressar na faculdade não é a cor e sim a educação que lhe foi proporcionada. Se o ensino público estivesse no patamar do ensino particular, qualquer pessoa teria condições de disputar de igual para igual uma vaga na universidade. Na minha opinião, as cotas deveria ser para pessoas que estudaram em colégio público, pois essas sim carecem de uma educação de qualidade e não têm condições de concorrerem de igual para igual. As cotas facilitam a vida de negros que estudaram em escola particular e estão preparados para concorrer a vaga.
Sou contra porque sou contra
sou totalmente contra,cotas sao um meio de tampa o sol com a peneira.
veja um ex preconceituoso: o filho de um porteiro do condominio de rico por ele ser moreno ele teria cota e o outro vigia do mesmo predio que tem o filho estudando no mesmo colegio por ser branco nao tem cota.(isso e uma dupla injustiça,pois para o branco alem de ter as mesmas oportunidades,ainda diminuira o numero de vagas disponivel para a disputa,pois para as cotas ja ira ser destinadas boa parte.)
ex 2:e real eu faço concurso da area fiscal,ha uma amiga carioca negra e muito bonita,que e de familia abastarda e compete com cotas e tem todo esse discurso de cotas,porem a mulher vive viajando p europa custeado pela familia,fala varios idiomas,estudou nos melhores colegios do pais,os robes dela sao sempre de elite e tem um acesso de tudo de melhor para estudar tudo costeado pela familia(e concorre por cotas),no mesmo concurso que há varios brancos que nunca tiveram acesso a essa educação a essas viajens e ao material que ela estuda e nao pode se da ao luxo de não trabalhar para estudar(e nao concorrem por cotas,eu me encaixo nesse 2 grupo)
pra mim cotas foi mais um meio de "politicas eleitorais" da qual apesar de ser de ideologicamente de esquerda eu descordo de muita coisa que a "esquerda" fez ao assumir o poder,fora que vem governando como se direita tivesse sido a vida toda!
Contra.
Inteligência e capacidade não se julga por raça. Simples assim.
Agora, cotas por classe social eu sou a favor. Não teria como comparar um cara que estudou a vida toda num publico com um que estudou num privado.
Claro, não vou entrar no mérito de se dedicar, se esforçar e tal. Mas todos sabem a decadência que é o ensino publico e a facilidade em passar... Única coisa que reprova em publico é falta e olhe lá...
Então, por essa ausência do estado em relação a isso, deve se compensar com as cotas...
Lógico que não resolve o problema pq o bom seria o publico competindo de igual com o privado mas isso é utopia aqui no Brasil... O jeito brasileiro é remediar e não prevenir...
A favor por uma questão de Justiça , uma vez que não tiveram as mesmas oportunidades que um branco da classe média teve em sua base fundamental . Lá trás na nossa História na época da Abolição libertaram um povo que ajudou a construir este país sem moradia, saúde e educação.
Contra.
A inteligência e a capacidade não podem ser medidas pela cor de pele, opção sexual ou religião.
Se esse negócio fizesse sentido, quem mais mereceria cotas seriam os judeus, que foram escravizados no Egito, depois expulsos da própria terra e ainda quase exterminados pelos nazistas. Nem por isso um judeu sai às ruas pleiteando a tal "dívida histórica".
Enquanto existir pessoas como o menino do Acre que procurava livros no lixo pra poder estudar, não acreditarei que as cotas servem para inclusão, mas sim para acomodação.
Olha, no meu ponto de vista isso faz parcer que essas pessoas são inferiores a nós. O que eu realmente queria é que as federais só aceitassem pessoa que realmente precisam daquela vaga, e não filho de gente rica que entra lá pra ostentar e pagar de fodão.
Eu fui na UFSM e lá conheci um filho de médico que o papi dele deu uma BMW e uma S1000RR junto com uma AP com picina pra ele morar enquanto fazia o curso. E ele estava lá com vaga na federal. Acha que um moleque assim precisa de vaga na federal?
Só a BMW dele pagava tranquilo 3 vezes o curso.
Isso é algo que eu penso que tem que mudar nesse país. Faculdade federal é pra gente que precisa e não pra filho de rico, assim não precisaríamos cotas.
Contra; para correção de fatores sociais por causa de qualificação, aplicação de cursos técnicos seria algo mais eficiente, por meio da própria demanda da população, o uso do meio universitário para esses fins costuma terminar no aparelhamento político das mesmas, visto que essa medida não é critério para melhora ou piora na questão do ensino-aprendizagem, mas sim algo mais relacionado ao atendimento de grupos de interesse. Além disso, grupos que promovem isso envolvem pessoas que carregam cartazes com os dizeres "Missigenação também é genocídio", então tende há haver um envolvimento de ideias sectárias, que colocam negros contra brancos e vice-versa, estava até se especulando adotar critérios como craniometria nessas universidades, que é algo mais na direção de regimes sectários.
Caso a instituição seja privada, é mais compreensível eventuais aplicações dessas medidas de acordo com a preferência de cada universidade, mas continuo com a visão de que é uma medida mais relacionada ao atendimento a grupos de interesse, mesmo nesses casos.
A favor.
Levando em consideração que os políticos de esquerda consideram que o negro possui capacidade de inteligência e nível intelectual inferior, então, as cotas são válidas.
O negro terá garantido seu ingresso em uma faculdade, por exemplo, apenas pelo fato de ser negro, e não pelos seus conhecimentos.
É uma boa forma de inserir o negro no meio acadêmico, sem que ele precise provar que possue os requisitos mínimos para cursar uma faculdade, basta apenas ser negro e requisitar uma cota racial.
Acho excelente essas cotas raciais, pq assim, podemos tirar a vaga daquele branquelo que ralou pra caramba, que estudou dia e noite, e eu, que apenas por ser negro, fico com a vaga do branquelo que estudou pra caramba e é mais bem preparado do que eu. Mesmo que o branquelo more na favela e eu seja da classe média, isso não importa.
Por isso, como negro que sou, eu agradeço imensamente aos políticos de esquerda, que criaram as cotas raciais, achando que nós somos deficientes intelectuais, só assim pra que eu consiga entrar em uma faculdade sem ter que provar que possuo os requisitos mínimos.
Ainda bem que o critério não é sócio-econômico, pq se não eu ficaria sem vaga, por eu ser um negro da classe média. E sendo o critério (privilégio) por raça, eu tô dentro. Se fosse cota social, independente da raça, eu tava lascado.
E que se dane o branquelo da favela que estudou pra caramba, pois eu, que tenho preguiça de estudar, quero é usar minha cota racial e ficar com a vaga dele na faculdade.
E tem negro que não reconhece o esforço que os políticos de esquerda fazem para nos privilegiar...
Os políticos de esquerda estão certos, o critério tem que ser pela cor da pessoa, e não pela condição social...
Viva as cotas raciais. Abaixo as cotas sociais.
Radicalmente contra! Não faz o menor sentido ter cotas raciais no país mais miscigenado do PLANETA!
Contra, pq o conceito diz que negros são menos capacitados do que brancos.
Sou totalmente contra cotas raciais, mas a favor de cotas para quem for comprovadamente carente economicamente. Lembrando sempre que todo tipo de cota sequer deveria existir se tivéssemos uma gestão pública de qualidade que garantisse educação gratuita de excelência. Cotas são medidas paliativas e atestados de incompetência de gestão governamental. No Brasil, temos uma carga tributária gigantesca e um retorno microscópico.
Cotas raciais, sim, cotas, não.
Raciais trabalham a ideia de demérito por descendência. Quanto a isso, pra mim, todo mundo é igual.
Cotas de colégio público pra faculdade, faz todo sentido, não tem como explicar com tão poucos caracteres, quem viveu os dois mundos sabe
A favor. Enquanto sociedade acredito que devemos se preocupar com questões histórico sociais mesmo que eu não seja diretamente responsável por ela. Para além se eu considero que o Brasil ainda prática atos racistas uma pessoa negra terá desvantagens ao seguir sua vida quando comparada com a de uma pessoa branca.
Mas acho que a noção das cotas raciais acaba tendo como fundamento a ideia de empatia para com uma "divida histórica" do Brasil com seus negros.
Sou contra qualquer tipo de cota. Tudo aquilo não tiver relação estrita ao mérito não é justo.
- "Mas é que os negros não tiveram a mesma oportunidade que os b..."
- "Ah, vá pentear macaco!"
sou a favor de cota de classe
Quem é contra cotas também não deveria aceitar que pessoas que podem pagar a faculdade particular estude nas faculdades federais.
Só serei contra cotas quando o ensino do Brasil for igual para todas as classes.
Sou contra ! Se cobram tantos direitos iguais .. por que uma cota pra negros? O racismo já começa aí.. cota deveria ser pra pessoas de baixa renda.. independente da cor ..
Contra: o pessoal disse tudo mas resumindo, é uma maneira de dizer que os negros não possuem capacidade e precisam de vagas especiais tratando-os como inferiores.
Sou contra. Não quero argumentar, tô cansado.
Cota serve pra facilitar.Se um negro precisa de facilidade pra entar na (faculdade ou concurso ou etc) logo é pq sem ajuda o mesmo é incapaz sozinho.Vejo isso como um menozprezo.
E a questão financeira? colegio publico vs particular???
A cota ajuda negros(menos favorecidos, e mais favorecidos)apenas negros, mas não ajuda outros pobres q tbm sempre estudaram em colegio publico.
PS:Considero como rascismo essa diferenciação de brancos e negros.NEGROS precisam de ajuda, mas BRANCOS não.
Contra ter que precisar de cotas.
Contra, se é pra ser todo mundo igual, pra que criar uma cota racial, eu sei que negro etc sociedade idiota e talz, mais mesmo assim, negro é bonito, inteligente e tem as mesmas qualidades de pessoas brancas, então não vejo motivo pra cotas.
elas respondem
Contra, o q a cor da pele tem a ver com a inteligência ou esforço da pessoa?
Sou à favor pq frequento universidade e vejo que realmente a porcentagem de negros é muito muito muito inferior a de pessoas brancas, por questões históricas que já sabemos as pessoas negras tiveram menos oportunidade. A cota é um meio de incluí-las em maior quantidade nas universidades. Sou à favor das cotas de negros, de renda e escola pública.
Se tivéssemos educação decente não seria preciso cotas pra começo de conversa.
sou a favor.
objetivo das cotas é corrigir injustiças históricas provocadas pela escravidão no país. Um dos efeitos desse passado escravocrata é o fato de negros e índios terem menos oportunidades de acesso à educação superior e, ao trabalho.
Sou a favor apenas de cotas para escola pública e para indivíduos de baixa renda.
Sou super a favor...
N é questão de tratar o negro como inferior ..n msmo...a questão é outra.
Sabemos q facul é lugar de elite..e msmo ainda com cotas raciais ainda é notável a pouca quantidade de negros em universidades...
Pq a grande maioria tbm teve um ensino regular..
Aí tem quem argumente assim...ahh então pq n deixam as vagas para negros junto com as pessoas de baixa renda?
Aí eu te respondo...pq a sociedade nos devem até alma..foram 358 anos de escravidão.. Sendo tratados como coisas apenas por ser negro...então as cotas seria um como um acerto de contas cmgo e meu povo...a dívida será eterna...nem.msmo as cotas raciais vão conseguir quita-la.
Sim..cotas raciais apenas como um "acerto de contas"
E sabemos q msmo com cotistas ainda a grande maioria da elite q ta universidade é branca.
Enfim..sou a favor das cotas sim...ela n inferiorizam os negros...ela só remota a décadas atrás...qdo meus ancestrais estavam sendo transportados em um navio negreiro pra servir como escravos.
eu sou contra a cotas raciais,
Já fui a favor por motivos óbvios, pois temos uma grande dívida com os afrodescendentes. Hoje sou contra, só defendo as cotas socioeconômicas e um ensino de qualidade acessível a todos, para que qualquer pessoa, branca ou negra consiga ingressar em uma faculdade
A FAVOR!
Se eu falar o porquê serei odiada..
Mas rolou uma foto pelo "saite feice" bem famosa, que é o que eu penso
Não é algo q me afeta e acho merecido os que tem direito a cotas pq educação não é tão boas nemem as de centro, nas periferias a situação é pior ainda é uma ressalva necessária q todos precisam estudar e é um incentivo a mais pra quem não tem acesso a educação de qualidade.
É muito fácil falar q o estado dá sim educação de qualidade mas mesmo numa escola de centro professores de física química e biologia não tive aulas, e nenhuma base concreta pra eu começar a estudar mesmo q fosse por conta própria, o q me impossibilitou de entrar pro ITA Instituto Tecnólogo de aeronáutica pq só a prova deles e pura física, pra uma pessoa branca já é dificil imagina pra pessoas q moram na periferia. Eu pra eu ir pra uma boa escola pública tinha q durante 3 anos atravessar a cidade pra estudar e tinha alunos q tinha o proprio ônibus da escola pq era mais longe ainda.
Então assim se a minha mae branca tinha q se virar pra passagem pra escola e já lavou muita privada nessa vida pra me dar uma vida digna e graças a Deus é formada em enfermagem hj em dia, mas imagina a mulher negra ou homem negro q a maioria dos contratos q com conseguem isso quando consegue é serviço braçal.
É um absurdo acharem q tem q tirar cotas com o racismo evidente na nossa cara.
Sou a favor porém está claro que isso está diminuindo mais ainda uma pessoa negra, como se ela ão fosse capaz naturalmente de conseguir algo.... sou a favor pelo o reconhecimento, por a igualdade que mudará gerações, pela a possibilidade de crescimento e por um futuro justo seja a quem for, sem menos.
Contra, principalmente nas regiões do Brasil onde a população negra é pequena. O conceito de raça e etnia no Brasil acaba sendo MUITO subjetivo por causa da mistura que temos e isso abre brecha para fraudes, sem contar a possibilidade de negros ricos se beneficiarem. A meu ver as cotas raciais deveriam ser convertidas em sociais.
Se fosse no meu país seria contra.
Pq para entrar na universidade eles baseam-se em médias(literalmente só é dado o processo e penso q nem foto etc dão) e não tem muita diferença entre escola pública e privada (tanto q mm rico estuda em pública).
Cá tem uma espécie de "cota" para pessoas das ilhas (e tmb n concordo) mas pelo menos nas ilhas sabemos q n tem muita escolha escolar etc e as ilhas meio q são as q dão mais trabalho ao estado.
Aí acho q n é correto, pois tem gente negra q deve ser rica e gente branca q viva mal tmb. Então acho q deviam fazer/dar etc cota a pessoa desfavorecida e não só pq o tom de pele é X.
Por exemplo cá temos escalões (vai de A a D) e q da benefícios conforme o rendimento. O D (q é o meu) não recebe nada(primeiro era chamado "sem escalão".
Sou contra.
Eu acho que só deveriam existir cotas de renda
Porque realmente a condição financeira influência muito.
Concordo com tudo que falaram.
Sou totalmente contra. Pode ser prejudicial pro próprio que entra através de cotas. Já é histórico a minoria negra entrar nas Universidades, mas isso não quer dizer que eles sejam ignorantes, mas sim pelo fato de que vivenciaram a escravatura e chegar a ter uma estrutura que venha a se encaixar normalmente em universidades terá muito tempo. Isso custa. Conheço médicos negros, biólogos etc com cabeças incríveis, verdadeiros gênios e eles mesmo sabem da dificuldade de ter negros nos melhores empregos do país. Mas isso irá mudar e não será COTA que mudará.
Contra!
Qual a necessidade de selecionar uma pessoa pela cor da pele?? Ridículo isso, nao deveria nem existir. Falam em direitos humanos mas nao tiram essa merda d cota racial!!