Talvez, o que falte seja um leve puxão, um alguém que te empurre para realizar tal vontade/necessidade. Como você falou, que só trabalha, vê netflix e dorme, tá precisando sair da zona de conforto, quebrar a rotina. Depois de muito tempo, fazer isso acontecer, sozinho é muito complicado. Sempre que puder e altera a rotina.
Por exemplo, uma pessoa que quer fazer exercícios físicos, mas não tem disposição alguma e é sedentária, mas quer mudar aquilo, quer ter uma vida diferente, primeiro ela não pode desistir do objetivo, por mais que seja difícil, segundo, começar aos poucos é o caminho, começar por exemplo, dando algumas voltas no quarteirão em que mora, é um dos caminhos, por exemplo.
E respondendo a última pergunta, eu sou assim também, em parte, é normal, outra parte é pela sensação de conforto numa rotina que não vai custar nenhum esforço, claro que cada um tem seus motivos, mas sempre é difícil sair da rotina, da zona de conforto, em todos os sentidos, para quem já está acomodado a ela há algum tempo.
Minha sugestão, é simples, começa trocando o tempo de netflix por outras coisas, atividades. Dormir é importante, eu queria dormir pelo menos quatro horas por dia. Mas um dia, chego lá. =)
Você tem um trabalho, maravilha. Seja grato.
Troque a Netflix por livros.
Já pensou em frequentar uma academia?
Escreva um livro.
Faça pequenas caminhadas.
Mude sua alimentação.
Pense: "Cara, só vou viver mais alguns anos, tipo, mais 30 ou 40... Quero aproveitar melhor este tempo aqui." E aproveite!
Faça amizades sinceras e verdadeiras e queira estar perto destas pessoas.
Solidão é bom, eu também gosto, mas não é sempre. Bom mesmo é conversar, sorrir, cantar, tocar um instrumento musical, sentir o vento de uma tarde fresca, num parque cheio de gente e de vida. Bom mesmo é beijar, abraçar. É se sentir vivo.
Portanto, pense sobre isto. Quer mesmo gastar seus dias e anos tão preciosos com sonecas e séries ruins da Netflix?
Sucesso, saúde e vida para você.