Vai no asilo moça pura experiência, devem adorar ninfetinhas
anônimo
14/12/2020 22h15
Mastiga mais o que você quis dizer, tenho QI baixo.
14/12/2020 23h06
Você pode namorar pessoas mais velhas mesmo sem emancipação, a depender da idade.

A lei considera que menores de 14 anos são incapazes de consentir o ato sexual, portanto quem se relaciona com uma pessoa menor de 14 está cometendo um crime de abuso de incapaz, ou uma infração penal, caso seja um adolescente de 16 namorando uma de 12, por exemplo.

Mas sim, respondendo sua pergunta, você já responde pelos seus atos ao emancipar.
elas respondem
anônima
14/12/2020 23h08
Pra se emancipar voluntariamente você precisa ter 16 anos. E com essa idade você já pode se relacionar com qualquer pessoa, legalmente falando.

Mas você não deixa de ser menor ao se emancipar. Por exemplo. Vai continuar não podendo dirigir, nem consumir bebida alcoólica, nem cometer crime. Só vai passar a se responsabilizar civilmente pelos seus atos.