Tenho muita vontade de entrar na USP e conciliar trabalho com estudos. Porém Psicologia é um curso muito concorrido, apesar de ser a minha paixão e me interessar por artigos relacionados a esse ramo. Matemática já é um curso que tem muitas vagas e eu gosto bastante de números e não gosto de ler. O problema é que ser Professor em um país que não valoriza a Educação, é um verdadeiro desafio. Mas se eu fizesse um mestrado, poderia dar aula em universidades e ter um salário razoável. Toda profissão tem suas dificuldades. Se eu conseguisse entrar na USP já seria uma realização. Não sei se eu estou atrás de coisas fáceis. Já estou com 28 anos.

eles perguntam
9 9
elas respondem
anônima
05/04/2021 11h11
Gosto mais de Psicologia
05/04/2021 10h57
O problema é vc querer trabalhar e estudar, é bem complicado isso sabia? parece fácil mas não é não ainda mais em uma USP da vida. Eu faço engenharia em uma federal e sei que é bem complicado fazer os dois e agora que estou com outros problemas piorou, a faculdade em si já é complicada era pra eu estar formada já mas aí vc reprova aqui e reprova ali...
05/04/2021 10h52
amo matemática, iria nela
anônima
05/04/2021 10h47
Psicologia é mais difícil para entrar, mas depois que se formar vai ganhar mto dinheiro e muito mais facilmente, principalmente se vc for especialista em alguma área da psicologia (infantil, idosos, sexual...), pq está todo mundo fudido da cabeça e precisando desse profissional. A minha psicologa cobra 150 reais por 45 min de terapia, ela ganha mto dinheiro, é especialista. Claro que para ser psicologo tem a dificuldade de ter que conquistar clientes, o começo é mais difícil, mas toda profissão no início é assim. Matemática, vai ser mais fácil de entrar, mas depois de formado, se não virar pesquisador e professor de uma universidade pública top (pra isso precisa ter no mínimo doutorado e passar em concurso) ou trabalhar em um centro de pesquisa foda (também precisa de pós graduação e contatos), vai ter um salário no máximo mediano como professor,isso se trabalhar muito. Pra se especializar dentro da psicologia vc vai ter que fazer algum curso, provavelmente pago, mas que vai ser bem mais rápido e fácil que uma pós graduação. Quanto a dificuldade do curso, acho ambos trabalhosos de se realizar, em ambos vc vai ter que ler bastante, mas não são impossíveis, óbvio que a dificuldade aumenta muito se vc tem facilidade com humanas e for para um curso de exatas, lembrado que pra fazer matemática precisa de muito mais que só gostar de números. Se eu fosse vc focava em passar em PSICOLOGIA na USP e outras faculdades públicas boas, mesmo que demore um ou dois anos para entrar, acho que vale mais a pena, e é o que vc quer. Junta o máximo de dinheiro que conseguir nesse tempo.Vc tem que lembrar que são 5 anos de curso, é muito tempo, melhor investir em algo que vai dar um retorno financeiro maior e mais fácil, na minha opinião. Acho que vc não vai conseguir trabalhar (CLT) e estudar fazendo nenhum dos dois cursos, teria que ser um trabalho mais independente e flexível, pois vai precisar se dedicar e isso demanda tempo e atenção. Estude e se esforce! Boa sorte!
05/04/2021 10h13
Psicologia
anônima
04/04/2021 20h47
Psicologia.
anônima
04/04/2021 20h46
Entra pela matemática e depois pede reopção pra psicologia.
04/04/2021 20h45
Psicologia. Realmente a nota de corte desse curso na USP é um pouco assustadora, mas não custa nada tentar!
anônima
04/04/2021 20h41
Psicologia ❤
eles respondem
anônimo
05/04/2021 11h12
Psicologia é pra mulher, matemática pra homem.
05/04/2021 08h43
Mas você quer fazer licenciatura ou bacharelado?
05/04/2021 10h36
Psicologia
05/04/2021 08h48
Cara, acredito que psicologia está mais voltado para a tua área (rh), talvez te abra novas portas, ainda mais que vc tem experiência. No entanto, eu não conheço nenhum psicológico que consiga se sustentar sozinho. Acho que fazer psico almejando abrir um consultório é dar um tiro no pé

Matemática é como vc falou, vc será professor. Se vc for um cara espontâneo, didático, com facilidade para falar em público, "presença de palco" etc, poderá ser professor de cursinho pré vestibular, dependendo do lugar, ganha bem pra caralho.
Esse boato que professor de faculdade ganha bem, não é completamente verdade. Hj em dia estão contratando muitos horistas com salário em torno de 2 k/mês... aqueles professores com dedicação exclusiva, que ganhavam bem pra caralho estão cada vez mais raros, a tendência é todo mundo ser horista. Então, passar 4 anos numa graduação, mais 2-3 em um mestrado, não me parece uma boa. Até pq as grandes universidades já estão exigindo doutorado, como a PUC por exemplo.
04/04/2021 20h41
Prefiro Psicologia!
anônimo
05/04/2021 08h42
Se não gosta de ler,não va para psicologia.
E pq exatamente matematica?tem varios cursos na area de exatas que são melhores
anônimo
05/04/2021 08h39
Matemática.
anônimo
05/04/2021 08h17
Nenhuma
04/04/2021 20h53
Se vc não gosta de ler, terá problemas com Psicologia provavelmente. É uma ciência humana... Matemática é muito legal também e não te faltará emprego.