O correto é dizer: quase eu "ganhava", quase eu "ganharia", ou quase eu "ganhei" o prêmio da loteria?

Outra questão: O correto é dizer: André "pode" voltar hoje mesmo, ou André "poderá" voltar hoje mesmo??
Entre na sua conta para participar
eles perguntam
3 respostas
1
2
elas respondem
1
anônima
5a
Eu quase ganhei.

Eu quase ganharia está errado, com ganharia não precisa do quase. O certo seria "eu ganharia se..."
Também não vai caber quase com "eu ganhava".
Só de ouvir a frase já sabe que está errada "eu quase ganhava". Porque ganhava já se supõe que ganhou e não tem como ter quase. Seria "eu ganhava dinheiro no passado..."

Não sei se deu pra entender, mas tá aí.
eles respondem
2
anônimo
5a
Eu quase GANHEI o prêmio da Loteria se não fosse pela Vânia, que pegou o papel e jogou no lixo.

Eu quase GANHAVA o prêmio, o problema foi o numero 10 que não estava na lista

A Vânia ganhou o prêmio, Fico feliz, eu estava acreditando que eu GANHARIA este prêmio