Isso se chama adestramento.
Essa parte é importante porquê se você for um militar, você vai estar armada.
E acredite, sempre vai ter um cívil xingando você em alguma situação.
Quando você passa pelo adestramento, você passa a ignorar palavras e mantém a calma nessa situação avaliando se o alvo oferece perigo ou não, além do fato que se você não tiver esse adestramento, um cívil vai xingar você e tu vai sacar a arma e bang.
Grande parte dos policiais entram apenas para satisfazer esse desejo de humilhar outras pessoas, se sentir com algum poder. É só pesquisar que você vai encontrar video de trabalhadores ambulantes apanhando da policia. A postura so muda quando estão tratando com gente rica. Pedem desculpa, falam por favor e obrigado.
Acho que a postura autoritária é uma forma de impor respeito (usando o medo, claro kkkkk). Acho que é algo "positivo" pra quem trabalha com isso, afinal é muito melhor resolver as coisas no "diálogo" - coloque muitas aspas kkkk - do que precisar ameaçar com uma arma ou prender.
Você aprende a se comunicar de forma objetiva (não necessariamente grosseira) então não tem mais paciência com mimimi no geral. Acaba que depois de alguns anos somados com o stress da profissão, a postura do policial assusta os que não são da área.
(salvo os casos de gente babaca mesmo, que todo lugar tem. Infelizmente)
Eu particularmente não gosto da maioria dos policiais, posso contar nos dedos os que são legais, digo no sentido de respeitar os outros cidadãos buscando entender a situação em si, sem se achar o dono da razão.
Alguns são muito toscos e rudes.
Mas alguns são super gente boa, varia bastante.