Quem não tem ensino superior acho que ainda não, muita gente não tem, mas quem não tem ensino médio, penso que sim.

Se for seu caso, tenta terminar o ensino médio. Nem digo por causa da sociedade mas pelas oportunidades de emprego. Pelo menos onde moro, as vagas pra quem não tem o ensino médio completo são 'tristes', no sentido de pouca grana pra muito trabalho físico..
31/10/2021 11h15
Cruelmente sim. A sociedade não é boazinha e nunca será
31/10/2021 11h20
Para a maioria das pessoas, acho que sim.
Eu não penso assim. Já vi muitas pessoas sem o ensino médio completo que são inteligentes e estão muito bem de vida. Enquanto alguns que têm ensino superior estão super perdidos.
anônima
31/10/2021 17h22
Depende.

Eu só tenho ensino médio, não cursei o superior porque eu não quis. Meu português é muito superior ao de alguns colegas meus que têm. E também eu estudo um outro idioma, coisa que vários não tem, então equilibra.
31/10/2021 11h54
A não ser que você seja podre de rico você sempre será inferior no ponto de vista da sociedade.
anônima
31/10/2021 11h32
Sim, aqui no Brasil é muito ruim quem não tem ensino médio
Até pra quem tem ensino superior é difícil arrumar emprego, imagina pra quem nem terminou o ensino médio. O Brasil é muito desvalorizado em relação a emprego e salário, muitas pessoas recebem pouco e se matam de trabalhar. Na Europa o pessoal recebe bom salário mesmo tendo só ensino médio.
31/10/2021 11h19
Sim, se bobiar ainda é chamado de "sem cultura" por outros que a única coisa que fizeram na escola foi dar presença
31/10/2021 11h17
Sim, infelizmente
anônima
31/10/2021 11h17
Sinceramente, sim
31/10/2021 14h28
Pior que sim viu
Principalmente o Ensino Médio
anônima
31/10/2021 21h51
Claro.
31/10/2021 21h59
só de quem é bocó.

Todo mundo precisa de todo mundo, ninguém é menos que ninguém.
anônima
31/10/2021 21h59
Sim
eles respondem
31/10/2021 11h18
E o nível do português do indivíduo tbm interfere muito. Tem gente que não sabe nem fazer um texto, chega a doer na vista receber mensagem de whatts desse tipo de gente.
31/10/2021 11h25
Depende do valor pecuniário que esse indivíduo tem. Geralmente, quem não possui essas características básicas de educação formal passa por dificuldade.
Agora, diploma não é sinal nenhum, hoje em dia de superioridade. Ninguém dá a mínima mais que o cidadão é um engenheiro, caso ele não esteja inserido no mercado de trabalho. Infelizmente
anônimo
31/10/2021 11h27
Eike Batista não tinha ensino superior mas era rico. A sociedade julga mais pelo lado financeiro do que pelo nível de escolaridade, o que não deixa de ser uma coisa estúpida, porque o caráter é que devia ser mais exaltado. Há pessoas que têm tanto e não ajudam ninguém e outras que têm tão pouco e ainda sim repartem com quem precisa
31/10/2021 22h07
Sempre vai existir uma cobrança social. não é um diploma que livra a pessoa disso.
31/10/2021 12h08
Claro que uma pessoa formada tem maiores chances de arrumar um emprego melhor e com uma remuneração razoável, mas ser visto como inferior pela sociedade é estar desempregado. Sem dinheiro você não é de nada, você passa vontade, humilhação, a vida social vai pro saco porque você não tem dinheiro pra sair.
31/10/2021 11h43
Sim, pela sociedade e principalmente pelos familiares
anônimo
31/10/2021 11h35
Sim. Particularmente eu não tenho.

Odiava ir a escola. Era um adolescente burrro e prepotente.
anônimo
31/10/2021 11h28
Sim
31/10/2021 14h10
Mais ou menos.

A sociedade é movida por status e dinheiro e não exatamente pelo currículo.

Um cara com fundamental completo rico X um formado pobre, quem você acha que terá mais moral nas festinhas?

Talvez no meio acadêmico, sem dúvida, você seja mais respeitado.

Completar o ensino superior é um meio de conseguir um pouco desse "status", mas não é pelo diploma em si, e sim porque mostra que você é uma pessoa esforçada, estudiosa e até um pouco "ambiciosa".
31/10/2021 14h24
Pra alguns sim
anônimo
31/10/2021 14h25
Sim.
Só muda se ele tiver mais dinheiro do q o povo q se formou
31/10/2021 17h24
infelizmente, sim
anônimo
31/10/2021 21h58
O Brazileiro tem um fetiche em curso superior,um pedreiro que tira 3k por mes é visto como inferior perante um recem formado ganhando salario minimo.