Não existe muita simetria em relações, ao menos, nao é o normal. Existe valor percebido em pessoas, quem for o lado mais pesado da situação, geralmente, define as regras gerais, pois tem poder de barganha superior. E quanto mais "peso", mais autocráticos.
Você nunca pode deixar de se impor por ninguém, principalmente, por você mesma.
Abrir mão disso por alguém, não melhora, não ajuda, não significa que é a maneira correta de agir. Você precisa conhecer seus limites, do outro e só assim ajustar as coisas, se não de certo... melhor! Porque um ia sair perdendo para o outro fazer o que quer...
Claro ué, o que você espera que vá acontecer quando não demonstra nenhuma agressividade, nem uma demonstraçãozinha de insatisfação? É óbvio que vão continuar a te ver e te tratar como serva, mesmo que você não seja efetivamente e nem se veja dessa maneira.
Impor limites é deixar claro que não tolera o tratamento deles, que não tolera ser vista como serva. Se depois disso estranharem, logo depois te tratarem com uma certa agressividade simplesmente agradeça, pois aí pode ter certeza que essa "amizade" não dura por muito mais tempo não. O que é ótimo pra aquele que estava sendo tratado como servo, isso se não criou uma certa depedencia emocional, uma certa dependência pelos afagos e elogios que recebia depois de servir.
Sim, mas no sentido de submissão. Realmente não ser assim causa impacto. Mas não necessariamente desinteresse. Antes fosse, em algumas situações onde impor limite se faz necessário.