Essa é uma matéria que mostram essa questão, honestamente, dá um ódio mortal, vontade fuzilar os empresários que fazem isso. Pois, se fosse minha empresa, eu iria pagar o mesmo valor para ambos, porque a única diferença é um pênis e uma vagina, nenhum é melhor que o outro. https://www.politize.com.br/desigualdade-salarial-entre-homens-e-mulheres/
Me incomodo sim, principalmente pq vejo minha colega de trabalho ralando muito (muitas vezes o dobro do que eu trabalho), pra ganhar um pouco menos, mesmo nós dois tendo a mesma função. Infelizmente essa cultura predomina nas empresas...
Não me incomoda,até porque isso é mentira.
Essa matéria é super tendenciosa e ignora diversas variaveis.
-A principal é que homens trabalham em media mais horas do que as mulheres.
As mulheres trabalham em media 34,8 horas,enquanto os homens 39,9 horas semanais, sendo 10,4 horas.
Tipo, qual a lógica de comparar a quantidade de médicos e médicas por sexo? Por que precisa ser igualzinho?
Nessas horas que as estatísticas servem para desinformar.
Tipo, se tiver menos gordo em determinada profissão, será também gordofobia? Mano, muita coisa nada a ver.
Agora, sobre empresas pagarem mais para homens com a mesma função, disso eu não sei porque eu nunca vi acontecer, das mulheres que eu trabalhei, todas ganhavam o mesmo do que eu.
Tem que ver também se os homens não fazem mais horas extras e tal, acho que é muito complicado isso ai.
É uma analise muito furada simplesmente bater o martelo dizendo que mulher ganha menos e pronto, tem que analisar horas trabalhadas e outros fatores.
Se isso fosse verdade, os empresários só contratariam mulheres, a fim de economizarem no pagamento de salários, nem teria como fazer comparações.
Outra coisa: homens em geral exercem profissões mais arriscadas, que pagam melhor, estão mais dispostos a viagens, horas extras e estão menos propensos a faltas por causa de filhos, doenças e maridos enciumados.
Nenhuma empresa hoje vai correr o risco de levar processo (levam por bem menos que isso) trabalhista ao pagar mais a um homem do que a uma mulher na mesma função e tempo de casa apenas por mero sexismo.
Estatísticas furadas que só servem a narrativas mentirosas de gente que... nunca ou pouquíssimo trabalhou na vida. Quem trabalha de verdade não perde tempo com essa inutilidade.
Quem não está satisfeito com o salário que ganha, basta pedir demissão. É bem simples. Se acha que pode ganhar mais, então lance-se ao mercado. É o mercado quem manda. Você ganha exatamente aquilo que você vale (para quem paga), profissionalmente falando, nem mais, nem menos, independente de você ser homem, mulher, branco, negro, gordo ou magro. Não há esse tipo de distinção no mercado.
Ninguém é obrigado a NADA, só porque você acha "injusto".
1) Sempre ouvi falar nisso que mulheres ganham menos que os homens. Essa é a primeira vez que vejo alguém falar sobre isso e colocar algum tipo de fonte. Procurei mas não encontrei a confirmação desses dados no site do ibge.
2) Nessa matéria(na minha opinião meio duvidosa e possivelmente enviesada) ela apenas fala Homens x Mulheres usando como referência profissões de carreira(medico, engenheiro e etc). Todos sabemos que tem exerce carreira procura se valorizar mais para receber mais já que os salários não são iguais e tem muita coisa que interfere no currículo.
Faça o teste aqui mesmo. Pergunte com que idade as pessoas daqui começaram a trabalhar e qual o seu sexo.
Muito homem começou a trabalhar com 15/16 e muita mulher tem 20/23 e nunca nem se interessou em largar currículo, sem falar que por ex qdo a mulher engravida é ela que larga o trabalho pra se dedicar ao filho.
Um belo exemplo é a exp no mercado de trabalho.
A própria escritora do matéria:
Juliana de Castro Galvao só trabalhou 3 anos, de 2010 a 2013.
Dependendo da vertente econômica que for analisar, isso pode ser só distorção do mercado causada pela intervenção do estado, normalmente a galera mais liberal pensa assim
E tem gente que vai achar que é só machismo mesmo
Eu acho que seja um pouco dos dois
Me incomoda muito, mas muito mesmo. Enquanto essas desigualdades de tratamento não acabarem, jamais a mulher terá o mesmo estatuto social que um homem, sempre será reduzida em vários aspectos. Lembrando que a maioria das pessoas em situação de pobreza, no país, são mulheres.
Não me incomoda porque não acredito nisso. Sinceramente acho que é apenas uma distorção de informação para reforçar a agenda feminina de igualdade e aumentar tensões sociais. Trabalhei em várias empresas de todos os tamanhos e nunca vi diferença salarial por questão de sexo e nem conheço alguém que conheça uma situação assim. Dados podem ser manipulados.
Fake news politicamente correta. Vou postar mais uma vez este vídeo do Sowell, que abarca vários parâmetros implícitos nessa suposta "desigualdade de gênero".
Além disso, diferenças bastante significativas surgem em coisas como interesse e personalidade (mulheres têm maior interesse em trabalhar com pessoas e são menos agressivas em comparação com os homens, por exemplo) quando você analisa uma população inteira.
Onde eu trabalhava, mulher gerava menos capital do q o homem, msm os 2 tendo a msm função e podendo fazer qlqr tarefa, as mulheres preferiam ficar batendo papo, enrrolando no caixa e tirando 2 horas de almoço, detalhe q a geral geral e administrativa tbm eram mulheres então elas passavam a mão e mandavam os homens da loja fazer oq as mulheres se recusavam, triste né... Todos recebiam o msm, inclusive os bônus de arrumação, estoque zerado e metas, msm elas n fazendo "porra nenhuma" aí acabou q eu pedi demissão por outros motivos, e acabou q fui acompanhado pelos outros homens da loja kkkk.
O direito de salário está na CLT e não distingue diferença de salário só por ser homem ou mulher, no momento em q acontece isso a pessoa deve entrar judicialmente para ter seus direitos. Fora isso não adianta ficarem reclamando
Moça...é totalmente compreensível a sua indignação, mas é preciso tratar a questão com seriedade. E fazer isso com informações mais atualizadas.
Bora atualizar isso: https://g1.globo.com/dia-das-mulheres/noticia/2022/03/08/mulheres-ganham-em-media-205percent-menos-que-homens-no-brasil.ghtml
Ademais, os homens já tendo consciência dessa discrepância já é algo bem positivo, mas a luta mesmo é política é na reivindicação, na implementação de políticas que assegurem os direitos trabalhistas, equiparativo as mulheres. São as mais escolarizadas são as que têm mais cargas-horárias mas são as que são menos remuneradas.
Havendo esse nível de consciência, seria ideal também não dar subsídios para que machista façam performances discursivas. Fica a dica!
Acredito que em negócios pequenos isso aí nem exista de diferença...
Tipo cafés e assim. Mas em empresas que pagam muito mais que o salário mínimo aí já é diferente.
Lembro quando uma "amiga" queria dar uma de lacradora por conta do negócio e salário da loja dos meus pais... (No caso dela infundado, só queria pagar a linda...) .
Se fosse minha empresa eu pagaria o menor salário possível para ambos.
Sei lá, não me incomoda. Sem falar que mulher tem mais facilidade de encontrar emprego, principalmente se for bonita.
Pessoas bonitas ganham mais do que as feias e ninguém fala nada. Se for ver preconceito em tudo ficaremos loucos.