A eu gostei muito de aprender sobre a arte barroca, arte sacra, o romantismo, achei super interessante. Querendo ou não, estudando arte a gente aprende um pouco da história daquela época, o que era valorizado. Na arte sacra por exemplo foi na época das lindas igrejas, igrejas de ouro, expansão do catolicismo. O romantismo já foi algo mais dramático época em que artistas se suicidavam por amor... etc arte e literatura ajudam muito a saber mais detalhes da história dos nossos antepassados e dá para ver na realidade presente os resquícios seja em obras, ou não
Na escola pública o ensino é tão ruim que eu nem me lembro de ter tido aula de artes nessa época. Que desgraça, você poderia ter me poupado de estar me lembrando disso.
Que na idade média tinha uma caneca de "chifre de unicórnio" adornada em pedras preciosas que diziam curar qualquer doença e que anulava qualquer bebida envenenada que fosse colocada na caneca.
Na verdade era um chifre de narval, mas foram descobrir vários anos depois com o aumento de viagens comerciais à Groelândia.
Acho que uma das principais coisas que eu aprendi com artes é que sempre dá para fazer as coisas de forma melhor.
A arte é a modificação do ser humano sobre elementos da natureza. Fazer uma ponte é em partes um ato artístico. Você consegue atravessar de uma margem para a outra se você fizer uma ponte improvisada ou se você fizer uma ponte de qualquer jeito, mas quando você faz uma ponte com arte, se dedicando artísticamente àquela ponte, além da preocupação de atravessar de um lado para o outro, você está potencialmente fazendo uma ponte com toda a excelência que aquela ponte pode oferecer. Ou seja, você pode construir uma ponte, mas dando aquele toque de excelência, que faz a ponte ficar ainda melhor e faz com que a ponte atenda a necessidades que vão além das necessidades básicas daquela ponte, ou seja, você faz uma obra de arte, como são as pontes do Recife, por exemplo.
Os prédios antigos ressaltam bastante isso em relação aos prédios quadrados e retos mais contemporâneos, ou até às casas das favelas, que se resumem ao papel básico de abrigar pessoas. Os prédios de 1500 é como se fossem prédios melhores, construídos com excelência, com listelos, cúpulas e outras coisas que suprem necessidades além das necessidades básicas daquele prédio.
Isso é bem ilustrado por algo chamado "pirâmide de Maslow":
Obs.: claro que a arte pode ser usada para o bem ou para o mal, depende de qual é a necessidade ou motivação do artista que está fazendo aquela arte, e muitas vezes de quem está financiando a arte, se hoje vemos muitos artistas com pouca criatividade, com pouco pensamento próprio, relativizando virtudes, sob essa perspectiva não é tão difícil encontrar as respostas para isso, muita interferência externa e de interesses escusos influenciando nessa área.