Tenho uma forma de abordagem com alguns pacientes que quando já passei por algo parecido, conto uma breve experiência própria minha para tentar desmistificar a situação, tentando fazer com que a pessoa não se sinta mal ao contar algo pra mim.
Recentemente recebi um diagnóstico tardio de TDAH, me abalou, mas comento disso às vezes sem problemas.
Hoje uma moça me alertou para que eu não falasse disso nunca mais, porque desta forma iriam me invalidar como profissional, me achando incapaz de exercer a minha profissão. Vocês concordam com isso?

elas perguntam
7 3
eles respondem
07/08/2022 07h18
Não acho que te invalidaria como profissional não. Antes de ser profissional, você é uma pessoa, tem problemas e dificuldades. Mostrar que nem tudo é perfeito com você acho que estreita vínculo (tem um experimento que fizeram que mostraram que quando uma pessoa derrubava uma xícara de café, ela era mais bem vista pelos outros).

Mas cada um é cada um. Eu não me incomodaria e até preferiria ter esse "nivelamento" emocional.
07/08/2022 03h33
Não me preocupa nem conforta, mas sim irrita; só saio de casa para falar o necessário e ir embora, não quero saber dos problemas alheios, tenho os meus para cuidar.
07/08/2022 03h46
Depende da tua área específica de atuação, mas pra mim acho que seja qual for não vai interferir, ao contrário.
Mesmo que vc seja psicóloga/terapeuta e depende de ouvir relatos dos teus pacientes, claro que não é vc que tem que sair falando a tua vida inteira para o paciente ouvir, é o contrário, mas já li em alguma revista que uma técnica muito boa para fazer pessoas muito fechadas começarem a falar é falar de si mesmo, criando uma espécie de conexão.
07/08/2022 03h43
Concordo.
07/08/2022 07h04
Acho muito bom.
07/08/2022 07h46
Acho é bom. Dá até um incentivo.
15/09/2022 10h21
Não acharia ruim, me sentiria mais a vontade para me abrir
elas respondem
anônima
07/08/2022 07h06
Conheço uma psicóloga que ela tem thdaa
anônima
07/08/2022 07h44
Eu acho legal, contanto q vc não pare a sessão/consulta inteira pra falar disso, minha psiquiatra contou q teve depressão, mas q ela tem alergia a boa parte dos componentes das medicações, então ela fez o tratamento com meditação e remédios naturais, eu me senti confortada, pq me sentia incapaz de cursar psicologia um dia por ter ansiedade e depressão, hj eu penso em cursar futuramente qd terminar minha faculdade atual.
anônima
15/09/2022 10h16
Não me preocupa não. Todos temos problemas.
Eu sou farmacêutica trabalho em laboratório de medicamentos. Tenho Toc bipolaridade e transtorno de ansiedade generalizada.