Eu tenho indicação clínica para usar, mas ainda não iniciei o tratamento.
A Ritalina ou o cloridrato de metilfenidato é um medicamento que mexe diretamente na inibição dos neurotransmissores responsáveis pela recaptação da dopamina, ou seja, aumenta a quantidade de dopamina e noradrenalina presente no cérebro.
E pq isso é importante? Porque a dopamina é o neurotransmissor responsável pelo humor, prazer e mais que isso, a motivação. E a noradrenalina é responsável por manter o corpo alerta durante o dia, bem como, lidar com o estresse e frustrações.
Quem tem TDAH, possui baixa produção, ou um gerenciamento irregular de dopamina e noradrenalina do cérebro. A baixa desses 2 neurotransmissores causam todos os sintomas e sinais que a gente já conhece do TDAH e é por isso que este medicamento é tão indicado. Porque equilibrando os níveis deles no cérebro, se consegue aumentar o foco, concentração e motivação da pessoa para realizar as atividades. E a psicoterapia fica responsável em canalizar essa motivação toda para as tarefas funcionais do dia a dia.
A Ritalina pode ter indicação para casos de narcolepsia (dormir do nada) também ou até mesmo em casos de depressão maior, pelo mesmo princípio, aumentar a motivação e manter o corpo alerta.