@Bolacho Quando Deus fez os primeiros humanos Adão e Eva e os colocou no jardim do Édem, veio um anjo rebelde (Diabo) pra falar que eles não precisavam obedecer a Deus e podiam comer o fruto da arvore que Deus tinha proibido sem problemas pq se fizessem isso seriam como Deus. Eles comeram o fruto. Deus os expulsou do Édem e blá, blá, blá...
O fato é que naquele momento que o Diabo enganou Adão e Eva, ele desafiou a Deus e colocou em xeque a soberania dele. É como se ele dissesse: "Deus disse isso pra vocês? Para não comerem da fruta? Não acreditem nisso. Deus sabe que se vcs comerem serão igual a ele, sabendo o que é bom e o que é mal."
O problema é que além do Diabo, Deus e os 2 humanos, existiam milhares de anjos que presenciaram essa situação. Se Deus destruísse o Diabo e os 2 humanos desobedientes naquele momento, os outros anjos poderiam pensar: "Será que o Diabo estava certo?"
Por isso Deus permitiu que o Diabo e os humanos desobedientes vivessem. É como se Deus dissesse: "Ok. Vamos ver como vocês se saem fazendo as coisas do jeito de vocês."
Assim ele prova que os humanos não podem viver em completa paz e sem sofrimento por conta própria. Os humanos precisam de Deus. A história da humanidade prova isso. Sempre houve guerras, fome, violência. No momento certo, Deus vai acabar com o Diabo, que causou o inicio de tudo isso e com todos os humanos que não seguem seus mandamentos.