Meu irmão mais velho foi diagnosticado com depressão profunda, se isolou totalmente de tudo e todos, não sai para nada e só quer ficar dentro da casa dele e não está nem indo trabalhar ultimamente.
Ando muito preocupada com ele, já busquei ajuda mas ele não quer...falando que pode se curar sozinho mas a cada dia piora. Não posso ficar com ele 24 hrs pq eu trabalho e minha mãe tbm trabalha então fica difícil, meu irmão se afastou dos amigos então ele tá muito sozinho.
Ligo para ele, mas nunca me atende e eu fico saindo do meu trabalho para ir vê-lo para saber se está tudo bem...chega a noite minha mãe vai lá dormir na casa do meu irmão.
Mas tô preocupada com ele não sei mas oque fazer, ele não quer ajuda eu aconselho ele...mas ele nem escuta parece...
(Desculpe o textão)

elas perguntam
15 9
eles respondem
anônimo
06/01/2023 13h30
Leva ele no psicólogo que você não pode fazer nada
anônimo
06/01/2023 13h36
Para alguém se curar da depressão há alguns requisitos, e o mais importante deles é ser humilde. Sem reconhecer que precisa de ajuda você não precisa fazer nada. Se você já disse que estará lá para quando ele precisar, o próximo passo é dele. Até para indicar psiquiatra ou psicólogo, ele precisa estar aberto. Insistir na fase pré-contemplativa (pode pesquisar sobre isso) só fará você perder tempo e energia desnecessariamente.
06/01/2023 13h43
Situação complicada, Azk.

Ele precisa de acompanhamento com Psicologo e Psiquiatra, façam esse esforço de levarem ele.
Quanto a vocês, cuidem da alimentação dele e se mantenham próximas como estão fazendo.
É um processo demorado, doloroso e exige paciência de quem está perto, mas vocês vão conseguir e logo ele estará bem.

Muita força!!
06/01/2023 13h47
Tinha que tomar remédio, depressão é complicado mesmo
06/01/2023 13h51
Ele precisa de ir a um psicólogo é a um neurologista, neurologista para os remédios é o psicólogo para ajudar o aconselhando, se ele não se trata ele pode até morrer, teve uma moça no meu bairro tava assim, ela não se tratava aí passou um tempo é ela morreu do nada, até hj ninguém sabe do que ao certo ela morreu.
06/01/2023 14h03
Leva no psicólogo.
Explique os benefícios e tal. Faça com que ele queira se ajudar.
caso contrário, não haverá nada que você poderá fazer.
06/01/2023 14h10
Vc só precisa continuar vivendo sua vida já que não é médica.
O que pode fazer é motiva-lo mas sem trata-la com palavras que o diminuam
Incentive-o a alimentar bem.
Compre ou diga pra ele comorar mistura de castanhas.
Há pacotes na shopee com preço bom.
E que ele coma porções ao longo do dia.
Dê a ele uma planta que necessite de água diariamente.
Ele tem que criar compromissos que vão tira.lo do conforto de ficar só deitado etc
Se vc tiver um tempo pra realizar alguma atividade física simples com ele vai ajudar bastante.
Se o caso dele for de ter que tomar medicamentos confira todos os dias se ele tá tomando
De alguma maneira ele tem que produzir hormônios (sei lá como funciona isso) mas é o mais funcionamento deles que vai agravar a depressão.
Não trate-o como um derrotado ou preguiçoso ou qualquer coisa nesse sentido.
A pessoa com depressão tem uma força que não é dela pra ficar sem fazer nada.
O que normalmente sobra é a força mental de entender que está com depressão e que vai batalhar contra o próprio corpo pra se adaptar a ela.

Por isso e tantas outras coisas, vc não pode assumir tantas responsabilidade sobre o que ele está passando, pois exige muito mais que boa vontade da sua parte.

Sobre psicólogo, não diga a ele pra ir, leve.o
são pequenos gestos que fazem toda diferença.
Va com ele algumas vezes
Não adianta falar pra ele ir. O cara nao quer levantar da cama kkkkkkk
As coisas vão se encaminhando. Seja apoio.
anônimo
06/01/2023 13h33
Não tem mais jeito. Quem se encontra nesse estado, o melhor é morrer de uma vez.
06/01/2023 13h32
Dê uma arma de presente para ele.
anônimo
06/01/2023 13h39
Manda esse marmanjo arrumar uma buceta e parar de ficar incomodando a mãe a irmã que tem mais o que fazer além de ficar de babá de adulto mimizento.
06/01/2023 13h41
Estou igual, o jeito é esperarmos a morte chegar um dia.
06/01/2023 14h25
Olha, de início tente convencer a ele a procurar tratamento, faça com que ele tente ir voluntariamente.

Mas se vc perceber que ele tá se recusando a tudo mesmo e vai colocar a vida dele em risco ou de alguém é a internação involuntária(q o psiquiatra com registro ativo no conselho pede autorização para o juiz internar o paciente involuntariamente).

https://www.scielo.br/j/rpc/a/MP39F3zDM6M7Hc8jXzmwpmJ/?format=pdf&lang=pt

Eu acho q vc está numa situação um pouco delicado e está de mãos atadas.

Existe essa possibilidade dessa internação, mas depende do psiquiatra.
07/01/2023 22h37
vc sabe a causa da depressão dele?
23/01/2023 15h04
Abandona esse fracassado
05/02/2023 14h02
Se você não sabe, imagina eu
elas respondem
06/01/2023 13h35
Acho que conversa com ele, proporciona momentos bons, como: assistir um filme juntos, pedir algo que ele gosta de comer e comerem juntos, psicólogo ajuda muito também.
anônima
06/01/2023 13h34
É complicado…
Não dá pra fazer muita coisa quando a pessoa não quer. Mas tente aos poucos conversar com ele , não desiste. Tenta saber o que é que mais incomoda ele e vai vendo se ele aceita ajuda psicológica.
06/01/2023 13h51
Para se curar de uma depressão a pessoa tem que aceitar que está deprimida e buscar ajuda. Tenta conversar com ele
06/01/2023 14h12
Os remédios ajudam, ajude ele a tomar conforme a indicação do médico. Parece que não, mas é muito valioso quando se está assim.
anônima
06/01/2023 13h31
Mas q irônia pleno século da putaria
06/01/2023 14h50
Moça eu vou ter falar como é uma depressão profunda ele pode tá sentindo tristeza agustia solidão agressividade irritabilidade sensibilidade chorão alucinações psicopatia tudo isso sistomas de uma depressão profunda, pelo que eu entendi ele tá sem ânimo total da vida dele e muito ruim mesmo o correto, vc fala vamos juntos no psiquiatra e vê o que vc tá é depressão isso tem controle não tem cura nenhuma ,e TB isso não é frescura não então tem que tratar ele tem que aceitar isso mesmo e primeiro passo e tbm vc fala ele deve pensar que psiquiatra só é pra louco mas não é vc tem fala assim sabe aí ele uma hora vai vê que vcs tão ajudando ele ter controle de depressão ,e TB vc tem que levantar alto estima dele parece que ele não tá feliz não isso é muito triste mesmo ,vc tem que fazer até os amigos deles falar assim dessa forma como ajuda todos das famílias não pode ficar criticando essa coisa sabe muita família pode pensar que é frescura que é preguiça essa coisa sabe , eu falo isso pô que eu tenho depressão e foi assim que eu trato até hj tomo remédio pra tirar a depressão mas ele vai mexer no libido sexual mesmo terá dificuldade de sentir tesão essa coisa sabe então eu falo como experiência própria ele deve tá com sentimentos ferido de um jeito que vc pode até sabe esse tipo de depressão deve ser pô causa do término de relacionamento , ele deveria tá namorando e terminou o namoro isso traz sim uma depressão se a pessoa for assim com sentimentos então vc tem vê isso tudo pô que vc pode conhecer a vida dele então vcs podem ajudar os amigos dele, TB ir visitar tbm fala eu penso assim se as pessoas não ligam pra ele de verdade vai ser o fim então cuide dele sim pôde as pessoas fazem isso pra ele fazer distrair ele parou de comer essa coisa sabe !?

Isso não é frescura tem tratamento adequado para tratar faça ele percebe isso ok Deus abençoe a vida dele e suas famílias todas .
Eu falei isso como um incentivo para vc entender o que é uma depressão e cuide de vcs também .
06/01/2023 14h51
Tem psicólogo online em vários sites e alguns com valor bem acessível. Agenda para ele
06/01/2023 16h29
Primeiro ir ao psiquiatra urgente, já que precisa de medicação. E em seguida ir ao psicólogo ( provavelmente o psiquiatra já irá encaminhar).
anônima
12/02/2023 10h42
Nossa :/