eles respondem
Minha vo vai fazer 95 anos e acho que ela está "tranquila" em relação a isso. Ela veio falando que precisa tirar foto com a bisneta dela, aproveitar os momentos em família... acho que já pensando que não vai estar mais entre nós daqui um tempo.
Sim, tenho uma avó com 70 que fala o dia todo disso e com uma tristeza.
Eu as vezes me pergunto isso e não consigo chegar a uma conclusão. Vejo pessoas dessa idade que estão muito bem e felizes, sem sequer pensar na morte e é estranho, pois eu tenho 26 e a morte é um pensamento constante para mim, enfim... é estranho.
A minha bisavó que morreu com mais de 100 anos, desde o 90 e poucos dizia que já tinha vivido tudo o que tinha pra viver, tava só esperando a morte chegar.
A coitada era meio surda, só ouvia qdo a pessoa falava alto e devagar.
TV e rádio pra ela não era um passatempo.
.
Dentes ela não tinha fazia tempos, então a comida ela batia no liquidificador e comia sempre uma pasta.
A visão já ruim, ela tinha que usar um óculos fundo de garrafa para poder ler a bíblia que tinha letras extra grandes e mesmo assim acabava sendo sendo essa a única coisa que a véia fazia.
De que adiantou viver até quase os 110 desse jeito?
Tava viúva já tinha 15 anos qdo morreu.
Acho que chega uma hora que a peso a já nem liga mais, e se passar do ponto fica igual ela, esperando até com uma certa ansiedade.
Eu pensaria: FINALMENTE! (até com a idade que já tenho)
Todo ser vivo teme a morte,na verdade.
Não sei,eu imagino que pra alguns,é algo como um conformismo,saber que viveu tudo que podia e agora está pronto para fazer a grande viagem
Eles esquecem q estão perto de morrer devido o Alzheimer.
Passou dos 60 anos só estamos fazendo hora extra .
Todo mundo já nasce com o pé na cova, pois para morrer não tem idade
Não sei, mas fico extremamente triste em saber que o Clint Eastwood já está com 91 anos e que está já no fim da vida, infelizmente:-(
nessa idade já perdeu-se o medo da morte
Ela se mata para adiantar.
Depende muito do idoso, mas pelo que li uma vez, em geral aceitam melhor a morte, conformados, mas em geral tristes também.
Lembro do meu avô um ou dois meses antes de morrer, convidando meu pai para ir a um lugar que fazia tempo que não visitavam na fazenda. Ele ficou olhando para a vista e falou "Ah, Pai (Deus), se é assim que tem que ser...".
Acho que não deu nem uma semana e ele já não conseguia mais levantar da cama.
Começam a aceitar e morrem em paz
É estranho né, mas acredito que muitos tentam apreciar da maneira mais intensa os momentos e as coisas mais simples.
Quando minha depressão estava no auge eu agia meio que assim.
Eles sentem muito pesar. Eles se queixam muito de ter que encarar a iminência da morte.
Acho que ela começa a se entregar..
Eles sentem tesão o tempo todo.
Fica pensando se no céu tem pão.
Brincadeiras a parte, deve rolar uma crise de identidade sobre nossa existência.
elas respondem
Minha vó tem 90 anos, não fala em morrer não...morre de medo!
A veia é lúcida, gosta de passear e vive a vida como uma mocinha.
Acho que depende muito de pessoa pra pessoa.
minha avó chora ultimamente chora exageradamente quando alguém morre. eu penso que é porque ela lembra que mais dia menos dia vai ser ela.
só que eu também acho que se a pessoa tá velha, já deveria estar meio preparada para isso. e não tbm n vejo pq se apegar tanto à vida quando se está tão velho, já que a maioria se torna um estorvo pros outros.
Tive a oportunidade de conviver com alguns velhinhos dessa idade. A sensação é de dever cumprido, eles se sentem cansados e enxergam a morte como um descanso.
Acho que se sentem tranquilos, viver por 90 anos é desgastante.
Acredito que nessa idade eles tem uma aceitação maior da morte
Você falando sobre isso me deu gatilho até chorei kk perdi meu vô.
Queria que as pessoas fossem imortais :(
Minha avó vai fazer só 78 anos, mas parece ser bem jovem, gosta muito de dançar e viajar. Ela sempre diz que fica preocupada em morrer e ficar sem pagar as despesas (água, energia, etc).
Minha bisavó é mais chorona, ela vai fazer 97 ou é 98, se sente solitária a maioria das vezes, está bem lúcida, só não caminha porque tem medo depois que levou uma queda e quebrou um osso. Minha bisa, ela tem medo de morrer e de gente morta.
Ontem eu estava em um clínica, chegaram 3 mulheres idosas, apenas uma não precisou de cadeira de rodas, eu penso que algumas não veem hora de morrer, porque depende de pessoas para tudo a todo momento, essa dependência é angustiante, principalmente, para uma pessoa orgulhosa. Tinha uma que estava sentindo muita dor na perna, parecia ter trombose.
Acho que o cansaço de uma longa vida os deixa tranquilo