Ou o câncer é uma doença multifatorial?

eles perguntam
5 8
elas respondem
anônima
09/02/2023 12h22
Pode ajudar mas não a previnir. Se a pessoa tem predisposição genetica, pode apenas se cuidar para prolongar a vida, mas uma hora morre de cancer.
anônima
09/02/2023 12h09
Falam que quase tudo da câncer
anônima
09/02/2023 12h19
Nao, previne apenas com essa música
anônima
09/02/2023 12h33
Hj em dia respirar da câncer.
Acredito que se a pessoa tiver uma pré disposição, nada fará ela escapar.
Já vi gente em situações precárias, alimentação péssima, vulnerável a muitas coisas ruins em relação a saúde, e não pega nem gripe.
anônima
09/02/2023 12h53
Não
eles respondem
09/02/2023 12h17
Sim, pizza previne.
09/02/2023 12h25
Você pode diminuir sim a chance de alguns tumores com uma boa alimentação. Nitritos de alimentos processados são conhecidos por aumentar a chance do desenvolvimento de tumores no intestino, por exemplo.

Diminuir o consumo de álcool também diminui a chance do câncer do trato intestinal como um todo (da boca até o intestino).

Mas isso só diminui as chances. Câncer tem um fator de aleatoriedade muito alto. É a doença do envelhecimento. Quanto mais velho você for ficando, estatisticamente, mais chances de ter um tumor.
09/02/2023 12h30
Sim. Evitar alguns alimentos e consumir os funcionais.
Carne processada

Proteínas animais, como carnes vermelhas, aves, peixes e ovos são saudáveis, desde que sejam consumidas com moderação. Esses alimentos em forma processada — salga, cura, fermentação, defumação, entre outros —, para conservar e realçar o sabor, não são boas opções e podem refletir em problemas que variam de ganho de peso ao câncer colorretal. Isso acontece devido ao processo que produz um composto que pode ser cancerígeno.

Frituras

O excesso de alimentos fritos também merece ser evitado. Estudos indicam que o composto químico chamado acrilamida, formado pelas altas temperaturas da fritura, podem aumentar o estresse oxidativo e a inflamação no corpo, que estão relacionados ao crescimento de células cancerosas.

Refinados

Alimentos refinados, como farinha, açúcar ou óleo também são alarmantes. Estudos apontam que açúcar e carboidratos altamente processados ​​também podem aumentar o risco de estresse oxidativo e inflamação no corpo, o que pode causar câncer de ovário, mama e de endométrio.

Álcool e bebidas gaseificadas

Álcool e bebidas gaseificadas são ricos em açúcar refinado e calorias. O consumo excessivo dessas opções pode aumentar o número de radicais livres no corpo e causar inflamação, além de dificultar o diagnóstico de células pré-cancerosas e cancerígenas no corpo.

Enlatados e instantâneos

Alimentos enlatados e instantâneos também podem aumentar o risco de desenvolver câncer. A maioria das embalagens desses produtos são revestidos com uma substância química chamada Bisfenol A (BPA), composto que quando dissolvido nos alimentos pode causar desequilíbrios hormonais, alterações no DNA e câncer.
anônimo
09/02/2023 12h34
Sim. Tem que se exercitar para estimular o sistema imunológico, comer frutas e verduras, não beber nem fumar, e praticar muito sex*
anônimo
09/02/2023 12h57
Pode prolongar a vida
anônimo
09/02/2023 13h57
Acho que pode prevenir
anônimo
09/02/2023 13h58
Sim, o açúcar é um veneno
09/02/2023 16h50
Depende. Obviamente hábitos e alimentação saudáveis tendem a oferecer benesses ao organismo como um todo. Mas até mesmo os alimentos podem ser grandes contribuidores para tal. Qual são os efeitos dos transgênicos que ingerimos? Diversos alimentos e ingredientes do nosso dia a dia, presentes em nossa casa, possuem aquele "T" com fundo amarelo nas embalagens, alertando sobre a composição do item. Não sabemos ao certo suas implicações na saúde humana, e isso é uma grande incógnita.

Fora os inúmeros aditivos, conservantes, agrotóxicos e outras coisas usadas e aplicadas em diversos alimentos, sobretudo os enlatados e processados. Mesmo os naturais, como frutas e verduras, podem ter altas doses de insumos químicos, sobretudo aqui, já que o Brasil é o país que mais os utiliza. Vastas monoculturas tendem a ser alvo de grandes pragas, ainda mais com o sistema adotado aqui no país há algumas décadas e fomentado pelos governos. Para o controle destas pragas, utilizam-se toda essa quantidade de insumos, que não são apenas nocivas a elas. Que nem veneno de rato ou barata. Qualquer um que ingerir uma dose suficiente pode morrer envenenado. Imagina agora pequenas doses ao longo dos anos enquanto comemos tais alimentos. Quais os efeitos a longo prazo?

Sistemas mais ecológicos, como a agroecologia, que não produzem em massa, é verdade, além de serem mais sustentáveis, contribuem e muito para a segurança alimentar. Entretanto, boa parte do PIB brasileiro é sustentado pelo agronegócio, pelas commodities, e como nada se fez para diversificar a matriz econômica, realmente se torna difícil haver uma ruptura neste sistema, pois somos dependentes dele. A elite agrária desde os primórdios exerce influencia na polícia nacional, e já foi responsável por derrubar governos ou conduzi-los conforme suas demandas.

Por fim, há diversos outros elementos (já citados por outros) que podem suscitar ao surgimento de um câncer: genética; poluição atmosférica; estilo de vida...