eles respondem
Não fazem isso porque seria impraticável e também injustificável. Não há um idioma indígena, há várias dezenas deles. Para se importar com eles essa é uma informação que você deveria saber.
Poderia ser opcional, para quem quisesse ou se interessasse. Mas pelo visto, não tem nenhuma demanda significativa.
Para que ensinar algo que 99% dos alunos nunca vão usar? O idioma indígena é praticado dentro das aldeias, nas quais pouquíssimas pessoas têm acesso.
Embora a Constituição Federal de 1988 reconheça e garanta a diversidade cultural e linguística do Brasil, incluindo as línguas indígenas, a inclusão de aulas de línguas indígenas nas grades da matéria escolar ainda não é uma prática comum em todo o país.
Existem vários desafios e obstáculos que dificultam a implementação dessa medida em larga escala, tais como:
Falta de professores capacitados: A maioria dos professores nas escolas brasileiras não tem formação ou capacitação específica para ensinar línguas indígenas, o que dificulta a oferta de aulas sobre o assunto.
Desigualdades regionais: As línguas indígenas são faladas em todo o país, mas em diferentes proporções e com diferentes graus de preservação. Em algumas regiões do país, há maior presença e diversidade de línguas indígenas, enquanto em outras há menor presença.
Desinteresse e preconceito: Infelizmente, há ainda uma grande parcela da população brasileira que não valoriza ou respeita as línguas indígenas, o que pode levar a uma falta de incentivo para sua preservação e ensino.
No entanto, há algumas iniciativas em andamento para promover o ensino das línguas indígenas no Brasil, como a criação de cursos e programas específicos em universidades e instituições de ensino superior, além de projetos de inclusão de aulas de línguas indígenas nas escolas indígenas. Também há movimentos sociais e organizações que lutam pela preservação e revitalização das línguas indígenas no país.
Portanto, embora haja muitos desafios e obstáculos a serem superados, é importante continuar promovendo a valorização e o ensino das línguas indígenas no Brasil, como forma de reconhecer e respeitar a diversidade cultural e linguística do país.
Seria interessante, mas veja, a molecada não liga sequer em aprender a língua portuguesa corretamente, tampouco a língua inglesa (esta sendo muito útil nos dias de hoje), quem dirá aprender o Tupi ou Guarani, sem contar que existem inúmeros dialetos logo seria impossível por isso em prática.
Porque é irrelevante, índio bom é índio morto.
Como alguns já disseram aqui, são muitos dialetos e haveria baixa praticidade e utilidade, vamos ser sinceros. O português já perpassou todo o território brasileiro. Entretanto, julgo de muito mais utilidade ensinar sobre a cultura indígena, os hábitos, a geografia das tribos e coisas que venham a agregar ao conhecimento, senso crítico e nos façam entender melhor que país vivemos, suas origens, pois infelizmente o brasileiro, segundo as palavras de Laurentino Gomes no livro 1822, que inicia fazendo uma breve ode aos professores de história do Brasil "no seu trabalho anônimo de explicar as raízes de um país sem memória".
Igualmente importante, e que consta na grade curricular do MEC, até onde eu sei, o ensino da cultura afro-brasileira, pouquíssimo lecionada aqui, tal como os indígenas, menosprezada e desconsiderada, mesmo sendo ampla e fundamental a participação deles na formação do país, antes mesmo de o chamarmos como nação, e por toda a crueldade que passaram nesses sombrios séculos de colonização.
Só acrescentar conteúdo não adianta, visto que o ensino brasileiro é extremamente conteudista e tecnicista. Os alunos se sentiriam estimulados? Tratariam essas matérias que nem tratam filosofia, com desprezo. Se quisermos nos tornarmos um país decente, primeiro precisamos de uma ampla reforma no sistema educacional brasileiro, para resgatarmos a memória de nossas raízes, de nosso povo e formarmos cidadãos conscientes, de senso crítico e que entendam a importância da pluralidade e diversidade
Não existe nenhuma justificativa plausível, é uma língua que não será utilizada em lugar algum.
Pq são muitas tribos, iria causar confusão e quase ninguém iria usar
Pq um não indígena aprenderia uma língua q só é falada entre um pequeno grupo de pessoas? E outra, existem dezenas de línguas indígenas diferentes. O povo não aprende nem inglês na escola (q obviamente é mais importante), qto mais algum dialeto indígena.
Pq ninguém vai usar. Se nem aprendemos inglês direito quem dirá uma língua usada apenas pelos indígenas no Brasil
Os caras não sabem nem língua portuguesa direito, fazer isso seria suicídio
Não existe língua indígena
Eu tenho uma pergunta melhor,por que os índios não aprendem português?
O que alguém ganharia aprendendo língua indígena? Pensa assim, o currículo já tá cheio de matérias e muitas já são criticadas por serem fúteis, qual a necessidade de adicionar mais uma que não vai ser útil na vida da grande maioria das pessoas?
Ao que me parece tu tá dizendo que só porque alguém nasceu no Brasil esta pessoa tem a obrigação moral de se informar sobre os indígenas, mas discordo totalmente se for o caso, cada um é cada um. Quem quiser aprender língua indígena já tem essa opção, algumas universidades já ensinam algumas como o guarani, então não adianta dizer que nao existe.
Ninguém quer aprender essa bosta
Acho interessante, gostaria de ter aprendido.
Curiosidade: Durante a Segunda Guerra Mundial, a marinha americana usou Códigos Navajos, como sistema de criptografia.
O inglês e o espanhol já é bem pífio em escolas públicas. Imagina acrescentar mais coisas. Primeiro tem que ajustar o básico e necessário para sobrevivência ou melhora de qualidade de vida.
não ensinam nem inglês direito, que é uma língua útil pra população, que dirá dialetos indígenas
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
Ninguém quer aprender essa merda.
É pq não teria serventia nenhuma.
Tem muito mais coisa que poderia ser ensinado e não é, tipo algumas leis do código penal, do código de trânsito brasileiro, do bom senso, respeito ao próximo, empatia, etc.
Não acho necessário mas um enfoque maior na história dos povos indígenas e a importância dos seus territórios é um ensino cada vez mais urgente.
Eles usam mais de uma língua.
elas respondem
Porquê é pouquíssimo utilizada, assim como o latim, o custo para os professores já é ínfimo para a língua base que é o português, quem dirá língua indígena, eu adoraria aprender pois faz parte das minhas origens.
Acho desnecessário. Ao invés de inventar disciplina que não terá utilidade de nada, melhor melhorar a qualidade das que já existem, por exemplo, a disciplina de língua inglesa.
Porque não vai prestar pra nada.
Porque eles fundaram essa terra, cultura, e merecem respeito
Pessoal não consegue nem aprender português básico que dirá línguas indígenas além e não ter nenhum sentido prático nisto.
Vai ser apenas mais uma matéria inútil.
Provavelmente pq é uma lingua que não vai servir para mais nenhum outro país.
Deveria ser dado na origem de palavras, não como língua mas como auxiliar na percepção da origem de algumas palavras.
Seria a mesma coisa que aprender latim, deixou de ser algo comum.
Seria doido, já vi muito minha biza e a mãe dela falando, entendi alguma coisa não mas seria algo interessante de se aprender
Pouquíssimas pessoas que saberiam ensinar.
Penso isso com relação a Libras. Os indígenas pelo menos conseguem se comunicar com os "brancos" (hoje em dia). Já os surdos têm mais dificuldade de serem entendidos por nós ouvintes. Se comunicam fluentemente em Libras, a gente que não os entende.
Não colocam pq ninguém vai usar pra nada. Só é utilizada na própria tribo e olhe lá, muitos indígenas já adotaram o português padrão por questão de sobrevivência.