Assim com as células musculares do coração, os neurônios não se dividem mais depois de diferenciados.
Desse modo, se forem destruídos, não são mais repostos.

Fonte: autor desconhecido

eles perguntam
0 5
eles respondem
anônimo
15/02/2023 08h53
Na verdade o cérebro tem neurogênese, mas é muitíssimo lenta, quase nula mesmo, como você falou. As crianças têm importante neurogênese ativa, real, não só virtual. Até onde eu sei não há forma de estimulá-la e o potencial cai com a idade.
anônimo
15/02/2023 08h42
fumando maconha
15/02/2023 09h42
É possível sim.
O cérebro é muito plástico.
Tô com preguiça agora, mas pesquise sobre
Neuroplasticidade
De preferência um neurocientista chamado Eslen Delanogare
Canal dele:
https://m.youtube.com/@CanaldoEslen

Vídeo falando sobre neuroplasticidade por Dr em psicologia.
15/02/2023 09h54
Recuperar neurônios perdidos: não
Um cérebro com trauma relevante pode simplesmente sofrer rearranjos em que novos caminhos sinapsiais seriam utilizados para cumprir funções outrora assumidos pela área danificada. Um exemplo, a recuperação do músico Herbert Vianna, num acidente em que houve até perda de massa encefálica
Além disso, células tronco podem originar NOVAS células nervosas, o que abre caminho para infinitas possibilidades na terapia de lesões nervosas
15/02/2023 09h59
Existem várias pesquisas e estudos sobre isso, mas estão entrando em consenso que a reprodução dos neurônios realmente é muito lenta, inclusive há mais perdas do que reposição na fase adulta, o que acontece para compensar uma parte desta perda é que os neurônios vivos criam novos laços de sinapses para substituir os antigos. Ambas as situações são influenciadas pela alimentação e tipo de atividade exercida com o cérebro.