Loo
252  23/02/2023 20h05

elas perguntam
19 2
eles respondem
23/02/2023 09h50
Bem, todo sistema tem falhas, equívocos e algumas injustiças, então não é nem uma questão de ser a favor ou contra, mas de aceitar o menos pior. É claro que em um mundo perfeito, seríamos recompensados pela nossa humildade, pela nossa bondade e pela beleza de nossos corações, mas no mundo real, as pessoas são corruptas, safadas e todos querem o melhor, independente do sistema econômico vigente.

Não gosto muito do termo "capitalismo", soa muito marxismo, o ideal é "cooperativismo"independente entre pessoas. A liberdade que as pessoas tem de fazer seus negócios e lucrar se assim merecer.

O comunismo explora as frustrações das pessoas, cria um ar de esperança e coloca pessoas contra pessoas porque alguém adquiriu mais dinheiro do que a outra, é uma coisa tão idiota, mas muito usada por políticos para dominar mais a massa.

Imagine um bando de estranhos decidindo o que você deve vestir? O que pode consumir? Qual negócio você pode ou não investir? Como deve ganhar seu dinheiro? Cara, isso é horrível!
23/02/2023 11h59
Só olhar a história da humanidade. Nenhum sistema de produção foi perfeito e insuperável. O capitalismo surgiu da necessidade da superação do feudalismo. Todo sistema tem suas falhas e contradições. E nesse contexto (e com a própria evolução dos meios de produção e distribuição) que surge a necessidade de um novo.

Capitalismo é a concentração de muito nas mãos de poucos, e a tendência é aumentar cada vez mais essa diferença. É a precarização de tudo público para vender o remédio privado, competição ao invés de cooperação, cada um brigando pelo seu e magicamente isso é bom para o todo. Hierarquia entre a própria classe trabalhadora, um médico/empresário é mais cidadão que uma empregada doméstica. Exaltação de quem tem mais e desumanização de quem tem menos. Pra disfarçar o quão explorado e mal recompensados são os trabalhadores a propaganda é brutal. Empresas são como família, sindicatos são malvados, trabalho informal é melhor pra economia. É culpa do governo, da China, dos comunistas, de você que não tem educação financeira, da Nova Ordem mundial, do Diabo. É a lenda do livre mercado, da meritocracia, de que tudo nas mãos de empresário bonzinho é melhor que nas mãos de politico malvado (esquecendo que empresariado e classe política são carne e unha, um alimenta o outro). E quando é encurralado já sabe: é ruim, mas é melhor que o socialismo! É melhor que nada!

Mises no livro Liberalismo:
Não se pode negar que o fascismo e movimentos semelhantes, visando o estabelecimento de ditaduras são cheios de boas intenções e que sua intervenção, em dado momento, salvou a civilização europeia. O mérito que o fascismo ganhou assim, por si só viverá eternamente na história.

Se você se dá bem no capitalismo, o sistema é foda. Se dá mal, a culpa é toda sua.
Se você se dá bem, no socialismo, você é foda. Se dá mal, a culpa é toda do socialismo.

E assim como feudalismo, mercantilismo e demais sistemas que se baseiam na exploração, a tendência é que seja superado. Tomara.
anônimo
22/02/2023 20h36
A favor né. Por causa dele que eu tenho meu conjunto de 30 carros da hot whells
22/02/2023 20h59
A favor lógico
Tudo q uso foi criado por capitalistas
anônimo
22/02/2023 21h01
A favor, o capitalismo é essencial, e nós deveríamos agradecer pelo nosso país ser capitalista.
22/02/2023 21h03
Sou a favor. Porque mesmo que possa não ser um sistema perfeito é o melhor deles.
22/02/2023 20h35
Contra
anônimo
23/02/2023 09h53
Sou a favor do capitalismo mas com um líder muito forte para nos defender de ameaças externas, igual na Rússia e China, que é o correto, para defender o que é nosso do imperialismo da OTAN e EUA.
23/02/2023 12h01
Homem primata, capitalismo selvagem
Ô o ô
23/02/2023 11h22
Sou contra porque não tenho dinheiro.
22/02/2023 20h36

Totalmente a favor.
23/02/2023 12h03
Sou favorável. Todos os outros métodos alternativos, fracassaram. É até engraçado, quem critica o capitalismo, não vive sem ele. Logo no dia seguinte tá indo comprar um bem material, etc. Ele incentiva a inovação, a criatividade e a eficiência, ao criar um ambiente competitivo que estimula as empresas a melhorar os seus produtos e serviços. Também incentiva o crescimento econômico, pois dá às empresas a capacidade de investir em novas tecnologias, produtos e serviços que possam gerar mais receita. Oferece aos indivíduos a liberdade de escolher como gastar seu dinheiro e a oportunidade de ganhar mais com seu trabalho, criando assim um sistema de incentivos para que as pessoas se dediquem a melhorar seus talentos e conquistar seus sonhos.
anônimo
23/02/2023 20h05
Claro que sim
23/02/2023 12h10
Só DEMENTES são contra as sociedades de mercado. Existem críticas q podem ser feitas, mas em pleno século XXI achar q vc vai derrubar o sistema, fazer uma revolução e tudo vai ser lindo e as pessoas maravilhosas, aí é ser idiota ou mal caráter.
- O IDIOTA é aquele de fato acredita q isso pode dar certo.
- O MAL CARÁTER sabe que isso iria foder todo mundo, e são de 2 tipos.
1) Esse mal caráter seria um dos poucos privilegiados, geralmente os líderes revolucionários q acabam ficando com o poder e enquanto o povão se fode, eles estão lá abastados e com poder quase absoluto.
2) Esse é o invejoso, ele é ambicioso mas não tem nada, nem coragem pra fazer alguma coisa diferente. Ao ver gente muito mais capacitada bem melhor q ele, prefere q todos vá para a merda, assim não teria q aturar pessoas muito mais bem sucedidas q ele.
23/02/2023 12h06
Só não é a favor do capitalismo em comparação ao socialismo e comunismo aquele tomado pelo desconhecimento e incapacidade de análise.
22/02/2023 20h37
A favor, de que outra maneira eu ia me ter contato com fêmeas, se eu pagar elas fingem ser minhas amigas '-'
22/02/2023 20h37
A favor, curto ganhar dinheiro, essa é a realidade do mundo, países desenvolvidos e que tem a economia forte são capitalistas.
anônimo
22/02/2023 20h35
Sou a favor de tudo que termina com ismo
elas respondem
anônima
23/02/2023 20h04
Favor, capitalismo vc tem a chance de ter algo ainda, de melhorar de vida.
23/02/2023 10h03
dinheiro.